Jair Pedri discorre sobre destinação de recursos e alterações no secretariado

O vereador Jair Pedri ao utilizar o momento da Palavra Livre, na sessão de terça-feira (27/10), justificou os questionamentos sobre a Fundação Municipal de Esportes (FME). “Quando a minha casa está em crise, a minha família deixa de ir a um show ou a um jogo de futebol, porque nós entendemos que, apesar da importância do esporte, esse setor pode ser sacrificado”, disse. Segundo o vereador, os números sobre a Fundação apresentados pela presidente Natália Petry são satisfatórios, porém, os números da educação e da saúde não. “A cultura e o esporte, em um primeiro momento, podem ter cortes para que a saúde e a educação não sejam prejudicadas”, afirmou.
A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lucia Petry, esclareceu que respeita a posição de Jair Pedri, mas que acredita no desenvolvimento unilateral de uma cidade. “A educação, a saúde, assim como o esporte e a cultura formam uma pessoa, então é preciso que um recurso mínimo seja destinado a essas pastas, para que exista esse desenvolvimento unilateral”, declarou. “Nós precisamos entender que esporte e lazer são tão essenciais para o ser humano quanto a alimentação, saúde e educação”, disse.
O vereador Jeferson de Oliveira afirmou que os repasses feitos pela Câmara são propostos e decididos pela mesa diretora, sem a consulta dos vereadores, apenas chegam para ser votados. “Eu quero é ver onde estão as áreas de lazer que receberam o repasse da Câmara, que por enquanto só tem mato”, afirmou. Natália Petry afirmou que, o projeto que recebeu voto favorável de Jeferson de Oliveira, destinou um milhão de reais para a Fundação. “400 mil reais são para as modalidades esportivas e 600 mil para renovar e construir novas áreas de lazer”, disse.
Jair Pedri também aproveitou a oportunidade para citar matéria veiculada em um dos jornais da cidade, em que Pedro Garcia cita o número de partidos e que Pedri já foi filiado. “Vereador Pedro Garcia, o senhor está certo: mudei quatro vezes de partido. Comecei no PDS e parti para o PTB, PDB e PSDB”, disse. Segundo Pedri, ele ainda só não possui um quinto partido porque recusou o convite do deputado Carlos Chiodini para se filiar no PMDB.
O vereador Jocimar Lima afirmou que é testemunha deste convite. “Lá em Brasília, eu e o vereador João Fiamonicini ouvimos o deputado Mauri Mariani convidando Jair Pedri a ser o novo prefeito de Jaraguá do Sul”, disse.
Segundo Jair Pedri, o convite não foi aceito devido a filiação do vereador ao PSDB, e que para ele o partido pouco importa. “O que tem valor são as pessoas, o trabalho, e a vontade de fazer pela cidade”, declarou. “O PMDB é grande, mas precisa se comportar como tal”.
Sobre a Fundação Cultural, Pedri afirmou que a pasta passou por turbulências e dificuldades, mas que ultimamente enfrenta um momento de tranquilidade. “Agora que os trabalhos estavam fluindo colocaram o secretário da Defesa Civil como presidente da Fundação por um acerto de cargos”, disse. “Agora, Marcelo Prochnow, que realizou um trabalho duvidoso na Defesa Civil, assume a Fundação Cultural”, finalizou.