Jair Pedri levanta ações e obras não concluídas

O convite para o secretário de Urbanismo, Ronis Bosse, vir a Câmara prestar esclarecimentos sobre obras da municipalidade levou a pronunciamento do vereador Jair Pedri. “Já fui muito a favor de chamar secretário aqui; reconheço que hoje tenho minhas dúvidas”, disse, durante Palavra Livre na sessão desta quinta-feira, 18.

O requerimento de autoria do vereador Pedro Garcia, aprovado pelos demais pares, faz referência às obras da Ponte do Rau, Pista Olímpica, CÉU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Para Jair Pedri, “uma sessão é muito pouco, regimentalmente falando”, referindo-se aos compromissos e pendências da administração municipal.

O vereador manifestou-se, inicialmente, sobre o recapeamento das faixas de pedestres na Vila Lenzi. “Só fizeram o recape; os buracos continuam. O asfalto esfarelando. E fizeram todos os recapes de cruzamentos. Melhor não tivessem feito, porque o serviço esteticamente ficou horrível, e ficou uma pequena faixa elevada”, relatou.

Pedri disse que não vai questionar o secretário sobre os assuntos que gostaria, “pois já terá pauta que chega por parte dos que pediram para ele vir aqui”. E continuou, parabenizando os colegas com mais mandatos, “pois ser vereador exige muita paciência. Pedir, pedir, pedir”.

Ele também lembrou que, em 2015, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Leutprecht, esteve na Câmara, ocasião em que apresentou o projeto de recuperação das áreas de lazer. “Naquele momento a Câmara repassou um recurso. As obras aconteceram? Não aconteceram”, continuou, lembrando tantas as vezes que os vereadores pediram por áreas de lazer nos bairros.

Outro assunto abordado foi sobre o Food Truck, veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas. Segundo ele, o governo prometeu fazer a regulamentação do serviço, que entende ser importante para fomentar a economia, o que não ocorreu.

Para Pedri, é preciso não somente economizar, mas levantar receitas para a cidade. Citou como exemplo os pedidos de alvarás para construção de casas, que demoram meses para serem liberados. “Tudo o que se quer é escapar do aluguel e construir uma casa. E para construir uma casa se compra areia, cimento, paga-se pedreiro, que ganha salário, gasta no mercado da esquina e o mercado está pagando imposto. Incentivar a economia não é deixar protocolos três quatro meses esperando”, concluiu.

A data para vinda do secretário ainda não foi definida.