Jair Pedri pede respeito ao funcionalismo público

Durante Palavra Livre nesta terça-feira, 23, o vereador Jair Pedri fez referência a uma comunicação interna do secretário de Administração e Fazenda, Ademar Possamai. No e-mail, disparado no último dia 19, ele que informa os servidores públicos sobre alteração da data de pagamento dos salários para o quinto dia útil do mês.

“E até aí não é problema pois sabemos da dificuldade que o município está passando. Não existe nada de ilegal. O que levanto a discussão nesse momento é o respeito pelo servidor, porque grande parte dos servidores tem seus compromissos financeiros. Muitos pagam aluguel, carro financiado, e agora vão ter que rever suas contas e empurrar para o quinto dia útil. Isso vai gerar transtorno, ocasionado pela falta de respeito ao servidor. Respeito que foi a palavra mais usada pela atual gestão no período eleitoral de 2012”, afirmou.

Apelo para ampliação de leitos psiquiátricos

Ainda no mesmo expediente, o vereador Jair Pedri cobrou a ampliação de leitos para internação psiquiátrica no Hospital e Maternidade Jaraguá. Ele fez referência a reportagem em que a coordenadora da Saúde Mental do município, Denise Thum, afirma que um acordo entre as Prefeituras da região formalizado por meio da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), no ano de 2013, “ainda não foi cumprido”.

Com relação ao pedido, Pedri informou que foi lido no expediente da sessão um moção de sua autoria e do vereador José Ozório de Ávila, fazendo um apelo formal pela ampliação dos leitos psiquiátricos. “Hoje existem quatro leitos e no acordo assinado entre as Prefeituras deve aumentar para 11 até o fim de 2018”, informou.

O parlamentar também relatou as dificuldades pelas quais passam familiares dos pacientes internados em outras cidades, além das despesas com deslocamento. Na opinião dele, o Caps realiza importante trabalho, porém insuficiente, uma vez que os pacientes passam o dia em atendimento no centro, mas depois que saem dali voltam a usar drogas.

“Precisamos oferecer tratamento permanente aos dependentes, na forma de internação”, disse. Pedri mencionou, ainda, a falta de convênios com comunidades terapêuticas, um das propostas constantes do plano de governo do prefeito Dieter Janssen.