Jaraguá do Sul terá Cristianfest, evento cultural cristão

Foto: divulgação Expo Cristã

Nesta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que vai instituir a “Semana da Cristianfest – Festival Gospel” no município. A festividade, que contará com apresentações musicais, seminários, palestras e outras manifestações culturais, acontecerá sempre na segunda semana do mês de setembro. A autoria da proposta foi dos vereadores Jeferson Cardozo (PSL), Nina Santin Camello (Progressistas) e Jair Pedri (PSD).

O PL define que o evento poderá ser promovido por organizações sem fins lucrativos e de caráter interdenominacional, ou seja, que não se restrinjam a apenas uma denominação religiosa. Uma das ideias também é a realização de um Festival Gospel da Canção na programação da Cristianfest.

Na justificativa do projeto, os autores da matéria afirmam que, “embora o estado seja laico, o Brasil é composto em sua maioria por pessoas que se intitulam Cristãos. Segundo dados do IBGE de 2010 sobre a religião no país, os que se declaram Cristãos somam 86,8%, sendo católicos 64,6% e evangélicos 22,2% de fiéis, ou seja, um país praticamente cristão”.

Eles também argumentam que o festival vai trazer, além de entretenimento familiar, benefícios econômicos para Jaraguá do Sul e região, atraindo turistas, movimentando a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços. A Cristianfest ainda vai oportunizar o intercâmbio de artistas do mundo gospel, valorizando o trabalho desses profissionais, gerando empregos e renda para várias pessoas.

Na tribuna do Legislativo, Jeferson Cardozo voltou a destacar que a idealização do projeto foi do pastor Francisco Mascarenhas, que no passado realizava algo parecido, reunindo bandas evangélicas de várias denominações nas dependências da Assembleia de Deus para festejar e unir os jovens cristãos. “O homem que trabalhou para a obra de Deus sem ganhar um real, quando a ganância prepondera nos dias atuais. Esse homem atuava levando jovens para a igreja Assembleia de Deus, fazendo a interação entre bandas de várias igrejas. Tirando os jovens do caminho das drogas e de um mundo tão conturbado que está acabando com as famílias”, explicou o parlamentar.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) também enalteceu a criação da data e relatou que esteve reunido com um amigo que frequenta a igreja pentecostal Bola de Neve que lhe confessou estar muito contente com a iniciativa. “É gratificante”, ressalta.

Agora, para virar lei e entrar no calendário oficial do município, o projeto de lei aprovado será enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 02/09/21