Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jaraguá Mais Saudável ganha destaque no Legislativo

COMPARTILHE

Nesta terça-feira (5), a pedido dos vereadores da bancada do Novo, Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, representantes do programa Jaraguá Mais Saudável estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar os trabalhos realizados pela associação que visa promover e estimular hábitos saudáveis nos moradores de Jaraguá do Sul. Estiveram na sessão o gerente executivo do Sesi, Jeferson Galdino, o pastor William Bretzke e a analista administrativa do programa, Luciana Dupont.

Galdino explicou que o projeto, que conta com a ajuda de vários voluntários, atua na mudança de comportamento da população, orientando através de dicas, informativos e ações que promovam hábitos mais saudáveis, objetivando tornar a sociedade jaraguaense, além de mais saudável, mais produtiva e longeva. São três pilares de atuação: o comer, incentivando bons hábitos alimentares; o mover, estimulando a atividade física; e o pertencer, criando conexões sociais fortes.

O pastor William Bretzke apresentou os resultados de uma pesquisa aplicada no bairro Ilha da Figueira entre 2019 e 2020 que identificou alguns aspectos do perfil de saúde dos moradores. Os principais problemas de saúde apontados pelos entrevistados foram os seguintes:

  • 27,4% Ansiedade
  • 20,3% Hipertensão Arterial Sistêmica
  • 19,5% Enxaqueca
  • 18,9% Colesterol Alto
  • 16,3% Dor Ciática ou Lombar
  • 15% Depressão
  • 14,2% Obesidade
  • 7,9% Diabetes

Baseando-se nos resultados da pesquisa, foi lançado em agosto deste ano – e ainda está em andamento – uma grande ação para mobilizar os moradores do Ilha da Figueira para a mudança de comportamento, o “AgitaMaisFigueira”. “Dessa forma, será possível mensurar o envolvimento das pessoas e a influência exercida pelo programa”, ressaltou.

Ainda em 2021, a entidade pretende realizar um passeio ciclístico e uma caminhada com plantio de mudas. Para abril de 2022, Jeferson Galdino afirma que o planejamento é a realização do Seminário Cidades Mais Saudáveis, que vai discutir e trazer informações sobre os assuntos enfatizados pela instituição.

Vereadora Sirley Schappo destacou a importância das atividades do Jaraguá Mais Saudável para justificar o seu reconhecimento da utilidade pública

Durante a sessão também foi votado e aprovado um projeto de lei que reconhece a utilidade pública da Associação Jaraguá Mais Saudável. A proposta também foi da bancada do Novo e leva a assinatura dos vereadores Anderson Kassner (Progressistas), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PSL), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (Progressistas), Luís Fernando Almeida (MDB), Onésimo Sell (MDB) e Osmair Gadotti (MDB). Conforme explica a vereadora Sirley, o reconhecimento da utilidade da Associação pelo Poder Público Municipal vai ajudá-la a angariar recursos para poder desenvolver os seus trabalhos.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 05/10/2021

Acessar o conteúdo