Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juraszek defende campanha para doação de medula óssea

COMPARTILHE

O vereador Eugênio Juraszek falou na Palavra Livre, durante a sessão de terça-feira (23/06) sobre implementação de políticas públicas e também incentivos para sensibilizar a população, empresários e poderes executivo e legislativo para a doação de medula óssea.

Segundo o parlamentar, é preciso encontrar formas para incentivar a doação de medula. “Diferentemente do que muitos pensam, a doação não é feita pela espinha, é feita pela bacia ou pelo sangue, sem contar que a doação para o cadastramento são apenas 05 ml de sangue”, explicou.

O parlamentar abordou o caso de um menino Jaraguaense que encontra-se na UTI do Hospital Infantil de Joinville, e que só com o transplante pode ser salvo. “Casos como este existem outros milhares pelo Brasil esperando uma medula compatível e dezenas de famílias angustiadas. O país possui um sistema nacional de Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, chamado REDOME, neste sistema os pacientes que necessitam de transplante ficam cadastrados bem como os possíveis doadores em caso de compatibilidade”, evidenciou Juraszek.

De acordo com o vereador, “novas técnicas são utilizadas no transplante, afastando um fantasma aos possíveis doadores, de que a medula era retirada da coluna cervical. Na verdade, a medula é retirada pela bacia ou pelo sangue, através de células da medula levadas pela corrente sanguínea, com o uso de máquina de aférese”. Nos dois casos, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. Não há exigência quanto á mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Todos as pessoas entre 18 e 54 anos podem ser doadores.

“Solicitamos que a prefeitura faça uma campanha de incentivo as pessoas e a seus servidores para que façam esta doação. Que os empresários incentivem seus funcionários e não descontem as poucas horas ou minutos que eles perdem por ir até o Hemosc e que as rádios e os jornais entrem nessa campanha para fortalecer esta ação. Reforço que não dói nada. Faça um pequeno gesto de cidadania e um possível ato que dará nova vida a alguém”, estimulou.

Juraszek informa que o Hemosc funciona das 07h30 até as 15h30 sem fechar para o almoço, e fica anexo ao Hospital e Maternidade São José.