Kassner quer incentivo a trabalhos de compostagem do lixo orgânico

O vereador Anderson Kassner (PP) visitou as dependências da Comcap, autarquia do município de Florianópolis que é responsável pela coleta de lixo e limpeza de ruas da capital catarinense. Ao lado de Domingos Zancanaro, secretário jaraguaense de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, o parlamentar viu de perto o trabalho de compostagem do lixo orgânico que é realizado pela entidade. Ele ressaltou o benefício que a Comcap possibilita à população da cidade com o reaproveitamento de 10 toneladas de lixo orgânico por dia.

Kassner quer que Jaraguá do Sul também possa oferecer o mesmo serviço a seus munícipes, por isso ele, Zancanaro e o presidente do Samae, Ademir Isidoro, estão desenvolvendo ideias para que o trabalho vire realidade. A intenção é desenvolver projetos com profissionais que já trabalham com a compostagem e tem conhecimento sobre o assunto, ensinando os moradores jaraguaenses a fazerem as próprias compostagens em suas casas.

A segunda ideia é construir, em moldes parecidos aos da Comcap, um espaço para realização da compostagem em escala industrial. Segundo o vereador, isso vai gerar emprego e renda no município, além de fazer economia com o reaproveitamento do lixo orgânico que, em Jaraguá do Sul, representa 50% de todo o lixo produzido e atualmente é levado ao aterro sanitário de Mafra. “Vamos economizar milhões de reais por ano”, destaca.

O objetivo, segundo Kassner, é fazer todo o processo de compostagem em 60 dias, em vez dos seis meses que são gastos na Comcap. Ele lembra que o humus – resultante da decomposição – poderá ser aproveitado em hortas comunitárias e revendido para agricultores. “Temos que pensar no meio ambiente”, conclui o vereador.

Sessão Ordinária 11.06.2019