Klinkoski aponta mortandade de peixes na Barra do Rio Cerro

O vereador Celestino Klinkoski (PP), na sessão dessa quinta-feira (17), alertou para a mortandade de peixes que foi verificada no início dessa semana no Rio da Luz, atrás do Clube Botafogo no bairro Barra do Rio Cerro. O parlamentar, que também é gestor ambiental na Fundação do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul (Fujama), afirmou que uma equipe da autarquia analisou a água do rio e a extensão do problema. Foram encontrados peixes mortos desde o local do ocorrido até os fundos do Parque de Eventos do município, no bairro Barra do Rio Molha.

Klinkoski salientou que a situação é recorrente nos rios da cidade e assegurou que a Fujama tem trabalhado na identificação do agente que está causando o problema. Foram marcados pontos de despejo de esgoto no rio e analisado a qualidade da água, mas ainda não se chegou ao culpado. O vereador lembra que muitas vezes as pessoas que despejam materiais tóxicos nos rios aproveitam momentos de chuva para agir. Ele pede para que a população ajude a fiscalizar e denunciar todo tipo de ação suspeita.

Link da sessão: https://youtu.be/lUl82K1A-TE?t=3593