Klinkoski homenageia recicladores em sessão

Na sessão desta terça-feira (26), o vereador Celestino Klinkoski (PP) homenageou três recicladores de Jaraguá do Sul em lembrança ao Dia Nacional do Reciclador e da Reciclagem. Ele entregou placas a Claudinei Ventura Ananias, Aline Radtke e Rosângela de Oliveira, que representaram as 12 cooperativas de reciclagem e as 115 famílias que trabalham no setor no município. O parlamentar, que também é gestor ambiental na Fujama, tratou a honraria como uma forma de conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo e dar o destino correto a cada tipo de resíduo.

Klinkoski ressaltou que o Brasil ainda tem um problema enorme com a falta de políticas públicas nesta área, reciclando apenas 3% dos seus resíduos sólidos, mesmo tendo potencial para reaproveitar até 30%. Ele ainda lembrou que o país é o 4° maior produtor de lixo plástico do mundo, reciclando apenas 1% desse tipo de material.

Porém, o vereador salienta que em Jaraguá do Sul a situação é diferente. Ele destacou que quando o Samae assumiu a coordenação dos trabalhos de reciclagem, o município fazia a coleta seletiva de apenas 8% do seu lixo. Hoje esse número é de 26%, cerca de 670 toneladas por mês. “Um exemplo para o país inteiro”, destaca.

Link da sessão: https://youtu.be/PfAbTtAIMbA?t=5654