Klinkoski pede redução da Cosip após economia feita com LEDs

O vereador Celestino Klinkoski (PP) foi autor de uma indicação que pede para que a Prefeitura de Jaraguá do Sul revise a alíquota de Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) cobrada dos moradores do município. Ele aponta que, desde 2018, foram instaladas 2.600 lâmpadas de LED em 65 ruas, 8 praças, no calçadão, na Arena Jaraguá e nas imediações da Scar. O vereador alega que, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a troca das lâmpadas incandescentes por luminárias de LED promovem uma economia de 30% no consumo de energia elétrica.

O parlamentar lembra que já há questionamentos sobre a legalidade do Cosip no Ministério Público e, por isso, é injusto que se cobre dos moradores o mesmo valor de anos passados se os custos com a iluminação pública estão diminuindo. Para ele, esta é uma forma de diminuir um pouco a alta carga tributária que a população tem de suportar.