Lançado livro que conta a história da Câmara de Vereadores

“Além da Tribuna: A construção da cidadania através do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul”, resgata 83 anos de história.

Nesta terça-feira (17), no plenário da Câmara Municipal, ocorreu o lançamento do livro comemorativo aos 85 anos de Emancipação Político-Administrativa de Jaraguá do Sul. “Além da Tribuna: A construção da cidadania através do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul”, é uma obra que traz alguns dos principais fatos que marcaram a história dos 83 anos da Câmara de Vereadores.

Rico em fotos e documentos de época, o livro relembra os acontecimentos de forma cronológica, o que facilita a leitura e entendimento da história com o avançar do tempo. Os textos são curtos e em sua grande maioria, ilustrados, dando ainda mais destaque aos assuntos abordados.

O objetivo da obra literária é resgatar a história do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul, pois a memória é um dos alicerces que dá sentido à vida, e preservar os fatos fortalece sua importância.

Para a composição deste livro foram consultados o Arquivo Histórico Municipal, jornais locais, atas das Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores e outras fontes.

Após um intenso trabalho realizado desde o começo do ano em conjunto pela Comissão Especial (formada por servidores do legislativo municipal) e pelos escritores João Chiodini e Carlos Henrique Schroeder, o resultado final é uma obra literária que demonstra além da tribuna, a construção da cidadania através do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul.

Participaram do lançamento autoridades, servidores públicos e imprensa.

Representando o Poder Executivo, a chefe de gabinete, Emanuella Wolf, recebeu das mãos do presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner, o primeiro exemplar do livro, o Comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Coronel Amarildo de Assis Alves, o 2º exemplar, como ato oficial de lançamento da obra.

A entrega do livro marcou o final de um ciclo de eventos preparados pela Câmara Municipal ao longo de 2019, alusivos aos 85 anos de Emancipação Político-Administrativa de Jaraguá do Sul.

Em seus discursos na tribuna, Emanuella Wolf, Marcelindo Carlos Gruner e o presidente da comissão de acompanhamento do livro, Joel Luís Corrêa, ressaltaram a importância de manter viva a história do Poder Legislativo. Um dos escritores, Carlos Henrique Schroeder, frisou todo o cuidado que se teve para a confecção do livro, desde os trabalhos de pesquisa dos acontecimentos, até a fase final de entrega da obra.

“Além da Tribuna: A construção da cidadania através do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul”, será distribuído a partir de 2020, conforme cronograma organizado internamente pela Câmara. Inicialmente,168 entidades receberão exemplares, entre escolas, biblioteca e Câmaras Municipais da região. Foram confeccionados 1500 exemplares.