Legislativo aprova iniciativa por educação digital

Foto: Pixabay

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na manhã desta terça-feira (22), a instituição da Semana da Educação Digital no Calendário Oficial do Município, a ser realizada sempre na primeira quinzena do mês de março de cada ano. O objetivo do evento será o de orientar crianças, adolescentes e idosos sobre questões relativas ao universo digital, tanto nas escolas quanto nos ambientes coletivos da cidade, inclusive os online.

O autor da matéria, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), afirma que atualmente a internet é um espaço ocupado por muitos criminosos que cometem desde assédio sexual contra crianças a golpes financeiros, de falsidade ideológica, de roubo de dados, entre outros. Para ele, o acesso às redes sociais e aos aplicativos de conversas acabam colocando crianças, jovens e idosos em vulnerabilidade frente a pessoas não tão bem intencionadas e que, por isso, é importante o debate sobre o tema, em especial nas escolas. “Qualquer um de nós está vulnerável a essas práticas”, alertou.

O projeto de lei também prevê que caberá à Secretaria Municipal de Educação do Município – com a colaboração de entidades municipais vinculadas ao Poder Público Municipal e à sociedade em geral – a coordenação das atividades e sugere a realização de palestras e distribuição materiais educativos como formas de fomentar a discussão e o aprendizado.

O projeto foi aprovado pelos parlamentares e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 22/03/2022