Legislativo concede Medalha de Honra ao Mérito a quatro PMs

Na sessão desta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, quatro policiais militares receberam a Medalha de Honra ao Mérito Geraldo Werninghaus por conta da bravura demonstrada no exercício da profissão. A Medalha foi instituída pela Lei Municipal 6.715 de 2013 e é conferida a pessoas vivas e residentes no município que tenham realizado algum ato de grande bravura e heroísmo em situações de extrema necessidade e perigo.

Por iniciativa do presidente do Legislativo, Marcelindo Carlos Gruner (PTB), quatro medalhas foram entregues aos soldados Henrique Lima da Costa, Willyan Fillipy Laurindo, André Stange de Christo e Henrique de Oliveira Benivene.

Os dois primeiros – soldados Costa e Laurindo – arriscaram suas vidas para salvar um homem de 43 anos que se afogava no Rio Itapocu, nas imediações do bairro Nereu Ramos, no dia 4 de agosto. Eles enfrentaram a forte correnteza sem equipamentos específicos para mergulho e, após tirar o homem da água, realizaram as manobras de primeiros socorros para reanimá-lo.

Os outros dois – soldados Christo e Benivene – colocaram suas vidas em risco numa abordagem policial que acabou com agressões de um homem aos PMs. Nesta ocorrência a guarnição onde os dois estavam flagrou o veículo do agressor efetuando manobras perigosas na noite do dia 14 de setembro, um sábado. O homem desferiu socos e chutes nos policiais e acabou preso por desacato, desobediência, resistência, embriagues ao volante e tentativa de homicídio. O caso gerou comoção na sociedade jaraguaense.

Marcelindo Gruner (PTB) afirmou que se sente honrado em poder homenagear as forças de segurança em Jaraguá do Sul por conta do ato de valor que os soldados deram à comunidade do município.

Link da sessão: https://youtu.be/wrjLP_041nQ?t=6129