Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Legislativo jaraguaense participa da abertura da 35ª Schützenfest

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul esteve representada na noite desta quinta-feira (6) na abertura oficial da 35ª Schützenfest. O evento, realizado no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, reuniu grande público e celebrou as tradições germânicas que marcam a história do município.

A cerimônia contou com o desfile das 17 sociedades de atiradores, acompanhadas de suas majestades e da Banda Euterpe, saindo do Pavilhão A até o Estande de Tiro Olímpico para buscar o Rei e a Rainha dos Atiradores 2024/2025, seguindo depois para o Pavilhão B. O protocolo incluiu guarda de honra, execução do Hino Nacional, bênção ecumênica, homenagens, discursos e tiros simbólicos.

Entre as autoridades presentes estavam deputados, prefeitos e vereadores. O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Paulo Chiodini, em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, destacou o empenho coletivo na realização do evento. “Começamos o trabalho de organização da 35ª Schützenfest desde abril. É uma satisfação presidir a CCO com o apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de toda a equipe. Essa é a principal festa de Jaraguá do Sul, que celebra nossas tradições e acolhe moradores e turistas até o dia 16 de novembro”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Almeida (MDB), ressaltou a importância do Legislativo no apoio à festa. “A Câmara tem papel fundamental, pois é lá que aprovamos questões relacionadas ao evento”. Ele ainda salientou que a Festa dos Atiradores é uma festa alemã, mas destinada a todas as etnias e todos os povos. “A Schützenfest é uma celebração da família jaraguaense e de todos os brasileiros que nos visitam. É uma festa para todos”, disse.

Almeida prestigia festa ao lado de autoridades Foto: Tiago Rosário

O vereador Delegado Mioto (União) destacou as medidas de segurança implementadas nesta edição. O parlamentar lembrou que Jaraguá do Sul dá exemplo de organização e prevenção. Segundo ele, as forças de segurança estão integradas, os sistemas de vigilância são modernos e o ambiente é totalmente familiar. “Temos um sistema de monitoramento com câmeras de reconhecimento facial e inteligência artificial, garantindo tranquilidade às mulheres e a todas as famílias que frequentam o evento”, explicou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Charles Salvador (PSDB), ressaltou o valor histórico e afetivo da celebração. Ele complementou dizendo que a Schützenfest é um símbolo da união comunitária e que a cada edição é possível ver o quanto o povo jaraguaense se envolve, seja como voluntário, participante das sociedades ou visitante. “É um orgulho ver a Schützenfest chegar à 35ª edição. É uma festa familiar, que preserva a tradição e o jeito jaraguaense de ser”, comentou.

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) lembrou que a festa foi repaginada durante sua gestão como prefeito. “Reativamos a Schützenfest com o espírito familiar. É uma celebração que movimenta a economia e mantém viva a cultura dos nossos antepassados. Tenho certeza de que esta será mais uma edição de recorde de público”, declarou.

O atual prefeito Jair Franzner (MDB) também celebrou a grandiosidade do evento. “A festa cresceu muito e está ainda mais bonita. É uma celebração da família, do bebê ao idoso, que une Prefeitura, Câmara e comunidade em um só objetivo: proporcionar lazer e qualidade de vida à população”, afirmou.

O vereador Professor Fernando Alflen (PL) destacou a presença de diversos parlamentares na abertura, reforçando a união do Legislativo em apoio à festa. Ele enfatizou que estar presente na festa é vivenciar de perto a alegria do nosso povo e compreender o valor cultural que essa Schützen tem. Alflen lembrou que a Câmara é a Casa do Povo, e, para ele, o povo está presente no Parque de Eventos, celebrando suas origens e sua identidade.

Já o vereador Jonathan Reinke (União) ressaltou o orgulho de participar de uma celebração que valoriza as origens germânicas e promove o turismo e a cultura local. “É um prazer estar numa festa que destaca as nossas sociedades, que revela as nossas origens. Uma festa familiar e que promove muito a cultura, o turismo em Jaraguá do Sul. Então fico muito feliz em fazer parte desse Legislativo novamente e poder prestigiar essa festa que é muito bonita”, finalizou.

A cerimônia foi encerrada com a tradicional sangria do primeiro barril de chope. Até o dia 16 de novembro, a 35ª Schützenfest seguirá com uma programação variada que inclui música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, bebidas típicas, artesanato e atrações infantis.

Acessar o conteúdo