Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Legislativo presta homenagem ao centenário da Associação Rio da Luz

COMPARTILHE

Sessão Itinerante Salão Barg 256 Na quinta-feira (06/08), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão itinerante em homenagem aos 100 anos de fundação da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz, mais conhecida por Salão Barg. A sessão aconteceu na sede da Associação. A sessão em homenagem aconteceu após a execução da reunião ordinária da Câmara de Vereadores.

A comunidade, representantes políticos e associações de tiro estiveram presentes para acompanhar as homenagens. A presidente Natália Petry parabenizou o Salão Barg pelo centenário. “Hoje é um dia especial que marca os 100 anos de uma cultura regional que obteve sucesso com muitos desafios”, contextualizou a presidente. O presidente da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz, Celso Hille, comentou sobre a sua participação na história do Salão Barg. “Hoje eu me sinto um grãozinho de areia em comparação à aqueles tempos difíceis em que Associação começou”, releva. Inicialmente, 23 pessoas fundaram a sociedade. Hoje, 353 sócios participam das atividades.

O neto de Wolfgang Weege (in memoriam), um dos homenageados, Martin Weege, ressalta que é na comunidade que se sente em casa. “É aqui que eu sinto os valores e as tradições que meu avô transmitiu para mim. É uma responsabilidade manter na Associação a tradição do que é inteligente, com valores, ética e boa moral”, afirmou.

Wilson Bruch, presidente da Associação dos Clubes de Tiro, explanou sobre o que é a cultura. “A cultura de um povo é transmitida de geração em geração, através de seus costumes”, iniciou. “Um povo sem cultura não tem identidade. Aquela semente plantada há 100 anos preservou a cultura de nossa comunidade.”

O prefeito Dieter Janssen enalteceu a força dos integrantes da Associação e dos moradores do Rio da Luz. “Essa é a cultura do Rio da Luz, em que as pessoas se doam mais pela comunidade e ao próximo, do que para a sua família”, afirmou.

O deputado Vicente Caropreso parabenizou a comunidade pelo centenário. “Esse serviço comunitário que a comunidade desenvolve está sendo espalhado para todo o Brasil. É esse modelo de Associação que eu gosto de defender, parabéns ao Salão Barg e seus integrantes”, celebrou.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Leonel Floriani, ressaltou sobre a criação da festa dos atiradores. “A Schützenfest existe hoje, é porque existe o Salão Barg. Na verdade a Schützenfest nasceu aqui no Rio da Luz, pela iniciativa de Norberto Barg e Ademar Duwe, dois visionários que idealizaram a festa do atirador e hoje leva nossa cultura para todos os cantos”, enalteceu.

Ao finalizar o evento, a presidente, “sucesso do Salão Barg também é fruto de todo esse trabalho que os voluntários executam, com um cuidado e carinho especial, como se estivessem preparando suas casas para receber uma visita. Em nome da Câmara de Vereadores, quero aqui reafirmar nosso reconhecimento, nossa gratidão e nossa admiração por tudo e toda a grande “família do Salão Barg”, tem feito pela nossa cultura e pela nossa querida Jaraguá do Sul”.

 

História Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz

A região do Rio da Luz fundou a sociedade de atiradores, denominada Tiro Nacional Rio da Luz, no dia 15 de agosto de 1915. Atualmente, a comunidade congrega um grande número de descendentes de alemães que mantém as tradições das festas de reis com o tiro, a gastronomia e músicas germânicas.

A primeira festa foi realizada dia 4 de setembro, sendo eleito rei o Sr. Wilhelm Siewedt. Em 1922 a sociedade passou a denominar-se Sociedade de Tiro Rio da Luz. Quase vinte anos depois a sede foi inaugurada, no dia 9 de novembro. O terreno foi doado por Wolfgang Weege.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, as atividades ficaram suspensas e mais uma vez o nome foi alterado: Sociedade Recreativa Rio da Luz. Porém, a sociedade ficou conhecida como Salão Barg pois em frente à sede estava instala a filial da Firma Weege. O gerente era o Sr. Frederico Barg (Fritz Barg) e depois Leopoldo Barg.

A primeira Festa de Rainha aconteceu em 1970. Em agosto de 2005 foi realizada a Primeira Festa de Rei do Imigrante. Com 352 sócios a sociedade realiza Festas de Rei e Rainha, a Festa do Rei Imigrante, Almoços típicos, Noite de sopas e cremes e a Noite do Marreco.