Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Legislativo realiza homenagens ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher na noite desta quinta-feira (05). Cada um dos onze vereadores do município homenageou uma mulher que se destacou e contribuiu com a comunidade.

A professora Elizabete Kitamura, representando as homenageadas, ressaltou em seu discurso que a mulher já ultrapassou o conceito de sexo frágil há muito tempo. Disse que nossa sociedade já avançou consideravelmente neste assunto, apesar de ainda encontrarmos resquícios do sistema patriarcal que coloca a mulher como ser inferior, subjugada a uma cultura machista ainda que maquiada como “cuidado especial”.

“Temos que desatar esses nós, orientar a mulher para que seja ela a protagonista de sua vida. Talvez esteja nos faltando um pouco de coragem para assumirmos a nossa vida. Temos que acreditar no nosso potencial e na nossa capacidade de fazer dar certo. Somo fortes, polivalentes, profissionais diversas. Amenizamos as dores sem sermos médicas, repreendemos ser sermos policiais, ouvimos com a paciência de uma psicóloga, somos motoristas, cozinheiras etc”, frisou Elizabete.

A delegada da Dpecami, Roberta Franco França, ressaltou que toda a dificuldade enfrentada pelas mulheres é uma questão cultural e que nossa sociedade vai levar anos para mudar. “Mas o que podemos fazer agora vamos fazer. A delegacia está aberta. Elas deixam de falar por vergonha. A mensagem que deixo é ‘não tenham vergonha’. Vergonha quem tem que ter são os agressores. Vocês não. Vocês têm que ter orgulho das mulheres que vocês são e da sua história, salientou afirmando que é preciso estimular outras mulheres a correr atrás do seu bem-estar.

O presidente do Legislativo, Isair Moser, ressaltou que em Jaraguá do Sul as mulheres se destacam e lideram em muitos setores. Ele afirmou que a homenagem feita pela Câmara Municipal é um modo de refletir sobre o espaço que a mulher já conquistou e sobre as lutas que elas enfrentam todos os dias. “Cada vez mais precisamos que a sociedade seja formada por homens e mulheres com corações mais humanos”, frisa.

AS HOMENAGEADAS:

 

Iraci Behr Laube, indicada pelo vereador Ademar Winter

Natural de Jaraguá do Sul, mãe de 4 filhos e avó de 7 netos. Reside na localidade do Ribeirão Cacilda no Bairro Garibaldi.

Em 2007 foi presidente do Projeto Microbacias. Foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro Garibaldi- AMGAR. É voluntária no Hospital São José. Em 2008 participou da fundação da Associação Tramas em Fibras, um grupo de 15 famílias agricultoras, que fazem artesanato da fibra de bananeira. Deste trabalho foram lançados dois livros: Tifa Esperança, e Caminhos Trançados: a trajetória do Projeto da Fibra da bananeira no Vale do Itapocu.

 

Cintia Chiodini, indicada do vereador Anderson Kassner

Natural de Jaraguá do Sul, filha de Hiladio Chiodini e Maria Gonçalves Chiodini, (in memoriam). Professora da APAE de Jaraguá do Sul, por 20 anos e diretora da mesma entidade por 12 anos. Aposentou-se em 2013, após 32 anos de serviço prestado.

Atualmente, é voluntária do Grupo Amoração, do Hospital e Maternidade São José, grupo responsável por angariar fundos para manter a Casa de Apoio. Dedica-se à defesa e proteção dos animais, auxiliando as ONGS, que realizam este extraordinário trabalho.

 

Josiane Müller, indicada pelo vereador Arlindo Rincos

Filha de Valdemar (in memoriam) e Denise, é mãe de Samuel de 5 anos.

Pedagoga de formação, atua na educação há 20 anos. Em 2006 se efetivou na rede estadual como assistente de educação, para trabalhar na secretaria de escola. Em 2018 assumiu como Assistente de Direção na Escola Euclides da Cunha.

 

Jeane Marcielli Correa Valter de Carvalho, indicada pele vereador Celestino Klinkoski

Nascida em Dois Vizinhos – Paraná, veio para Jaraguá em março de 2000.  Trabalhou na empresa Mannes Mangueiras até o nascimento de sua filha Thalita. Ela nasceu com uma rara doença degenerativa, Atrofia Muscular Espinhal (AME) e desde os 06 meses de idade mora no Hospital. Atualmente, já são 15 anos de dedicação exclusiva, abnegação e muito amor materno.

 

Celia Chrast, indicada pelo vereador Eugênio Juraszek

Voluntária há quase 25 anos em vários seguimentos da sociedade jaraguaense. Dedica-se a projetos como Ação nos Bairros, Ação WEG, Associação de Moradores do bairro Vieiras. Trabalhou na coordenação do Núcleo Setorial da Acijs quando, em parceria com a Facisc, foi designada para uma missão em Moçambique, na África. Lá permaneceu por 15 dias, transmitindo conhecimentos sobre técnicas de beleza e de negócios. Foi uma facilitadora!

Na paroquia São Francisco de Assis, coordenou a Pastoral da Promoção Social. Atualmente, trabalha como voluntária à frente da Comunidade Terapêutica Novo Amanhã no Rio Cerro II, empenhando-se na recuperação de dependentes químicos.

 

Elizabete Terezinha Piotto Kitamura, indicada pelo vereador Isair Moser

Natural de Agudos – SP. Em 1979 iniciou a Faculdade de Letras. Obteve sua licenciatura em 1982, mesmo ano que casou com Carlos Massao e se mudou para Jaraguá do Sul. Em janeiro de 1999 foi nomeada Diretora na E.E.B. Erich Gruetzmacher, onde permaneceu por 17 anos.

Teve sempre bom relacionamento com a comunidade, trabalhou em parceria com os Conselhos e Associações do bairro. Foi membro do Conselho Municipal de Educação, conduziu a implantação da segunda escola em tempo integral de Jaraguá do Sul na E.E.B. Erich Gruetzmacher, em sua gestão encaminhou o projeto de implantação do Ensino Médio naquela Unidade Escolar.

 

Vanilde P. Schmidt, indicada pelo vereador Jackson Ávila

Nasceu no dia 12 de setembro de 1958 em Rio dos Cedros, filha de Arthur e Luísa Pacher. Durante alguns anos trabalhou no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Na empresa Hering atuou por 08 anos. Nessa jornada conheceu seu marido André, dessa união nasceu suas duas filhas: Andreia e Rafaela, falecida aos 10 anos de idade.

Há 35 anos morando em Jaraguá do Sul é dona com muito orgulho da confeitaria Kuchen haus

 

Ronise Bruch Daren, indicada pelo vereador Marcelindo Gruner

Natural de Massaranduba, nasceu em 11 de dezembro de 1968.Devido a um acidente de moto, perdeu sua filha aos 19 anos de idade. Para amenizar um pouco sua dor, iniciou seu envolvimento na comunidade. Auxiliava nas festas da igreja, escola e no grupo de idosos.

Atualmente é presidente da Associação de Moradores do Rio Molha.

 

Yara Fischer Springmann, indicada pelo vereador Pedro Garcia

Natural de Jaraguá, nasceu em 07 de março de 1935. Filha dos músicos: Francisco Fischer e Adélia Piazera Fischer. Casada com Fernando Arthur Springmann, tem 03 filhos.

Em 1956, participou da criação da Orquestra da Sociedade de Cultura Artística. Em 1958 estudou piano na Alemanha, mesmo instrumento que lecionou aulas ao retornar para Jaraguá.  Em Florianópolis participou da orquestra da Universidade federal, também foi cantora e pianista na Associação Coral da cidade.

Responsável pela retomada, nos anos 2000, da Orquestra Filarmônica da SCAR. Recebeu a maior honraria da área cultural em Santa Catarina: a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa. Atualmente, dedica-se a fazer enxovais para crianças carentes na arte do crochê.

 

Jane Cristina Scheuer Schustero, indicada pelo vereador Rogério Jung

Natural de Jaraguá do Sul, nasceu em 30 de outubro de 1970. Servidora efetiva da prefeitura municipal iniciou sua jornada trabalhando na Creche Waldir Edson Teilacker.

Em 2011, mesmo ano que sua mãe faleceu, descobriu que estava com um câncer de mama. Devido as mudanças em sua vida, passou a participar das atividades da Rede Feminina, defensora da causa, participa semanalmente das atividades

 

Helenita Pachmann, indicada pelo vereador Ronaldo Magal

Natural de Braço do Trombudo, mas se considera jaraguaense, afinal, veio para a cidade aos 7 meses de idade. Sua infância foi totalmente dedicada ao trabalho na lavoura, aos estudos e a uma bela convivência familiar. Casou e teve 6 filhos. Dos 49 anos de existência do OASE no bairro, 30 deles contaram com sua dedicação.

 

 

Link da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=csQExmxj3Tk

Mais fotos: encurtador.com.br/duDZ6