Legislativo realiza sessão em homenagem aos professores

Dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor. Para parabenizar esse profissional, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão em homenagem na quinta-feira (15/10). Estiveram presentes na solenidade o prefeito Dieter Janssen, o secretário de Desenvolvimento Regional, Leonel Pradi Floriani, representando o governador Raimundo Colombo e o tenente coronel do 14º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Vonk.
A lei municipal 4848/2007 institui a medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini como prêmio simbólico a ser conferido ao professor que realizou relevante trabalho na área da educação, ou que tenha contribuído por outros meios para o desenvolvimento da educação. Para receber a medalha, foi indicado pela Câmara de Vereadores o professor Dolcídio Menel, que nasceu em Jaraguá do Sul, no bairro Nereu Ramos.
O homenageado é formado em pedagogia, com habilitação em supervisão e administração escolar pela Associação Catarinense de Ensino. Iniciou vida acadêmica na Escola Vitor Meirelles da estrada Itapocu-hansa e passou a lecionar na Escola Max Schubert, de Três Rios do Norte. Desde então até sua aposentadoria, em 2014, exerceu os seguintes cargos: vice-diretor na Escola Básica Holando Marcelino Gonçalves, diretor do Grupo Escolar Municipal Albano Kanzler; professor e diretor no Colégio Estadual Abdon Batista; inspetor municipal de ensino; professor do Colégio Sigma e coordenador de curso supletivo e ensino médio do Colégio Divina Providência. Além disso, Dolcídio contribiu efetivamente com a política da cidade quando eleito vereador com mandato entre 1967 e 1971. “É sempre bom ser homenageado, e quando essa homenagem é recebida ainda em vida é melhor ainda”, destacou o homenageado. “Agradeço a Câmara de Vereadores por ter lembrado de mim e ter me escolhido para estar aqui nesse momento. Bom saber que a minha contribuição na educação deixu marcas”, disse. Segundo Dolcídio, é uma honra receber a medalha que leva merecidamente o nome da professora Brasília Gastaldi Beltramini.
Patricia Beltramini discorreu sobre a medalha que leva o nome da mãe. Como afirmou Patrícia, a data é mais um dia significativo na vida das filhas de Brasília. “É uma data de agradecimento por essa homenagem e também para parabenizar todos os professores pelo seu dia”, disse.
Também foram agraciados com uma placa em homenagem os profissionais da educação indicados pelos vereadores. São eles: professor Albano Estephani, professora Michela Cristine Stinghen de Souza, professor Alírio Barufi, professora Kátia Terezinha Erching Fischer, professor Marco Antonio Murara, professor Nelson Campos Filho, professora Angela Marli Bening, professora Salete Marquardt Krüger, professora Meika Tereza Neves, professora Deni Teresinha Barida Rateke e a professora Fidelia Maria Lucilda Lenzi Dias.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Leonal Pradi Floriani, compartilhou a missão que assumiu quando aceitou o cargo. Segundo ele, o desafio era de visitar todas as escolhas estaduais para acompanhar as atividades dos alunos e também dos professores. “Nessas visitas eu consigo perceber as dificuldades que os professores enfrentam e as angústias que sofrem”, declarou. “Os pais estão distantes das escolas e não assumem seu papel de educar para que os professores possam ensinar com qualidade”, disse. Além disso, Floriani destacou que o país tem uma grande dívida com os professores. “Os professores carecem de mais atenção do poder público”, afirmou. Conforme o secretário, os professores tem razão em reclamar dos seus salários defasados e que não representam a dedicação empenhada.
O prefeito Dieter Janssen enalteceu o merecimento das homenagens direcionadas aos professores indicados. “Os nomes que foram lembrados contribuíram de uma grande forma na nossa cidade”, disse. “Quem conhece a história de Jaraguá do Sul sabe da história do professor Dolcídio, que hoje recebeu a medalha em mérito”, afirmou. Dieter Janssen parabenizou todos os professores que contribuem com a história da educação de Jaraguá do Sul e que foram homenageados durante a solenidade.
A presidente da Casa, Natália Lucia Petry, destacou que quem já teve um grande professor sabe que ele pode mudar uma vida.  “Todos nós professores, apesar de ainda estarmos longe sermos reconhecidos como a profissão que viabiliza o desenvolvimento de todas as outras profissões, sabemos o quanto torcemos e vibramos com cada conquista dos nossos alunos”, disse. Segundo Natália, todas as adversidades enfrentadas pela classe dos professores se minimizam quando encontram um homem ou uma mulher de sucesso que foram seus alunos no passado. Além disso, a presidente afirmou que a solenidade realizada pela Casa não é suficiente para demonstrarmos toda a honra que a comunidade sente em possui os homenageados como professores da cidade. “Em nome de todos os vereadores desta casa, quero parabenizar e agradecer a todos os professores e professoras que atuam em cada escola deste país e que estão preparando as futuras gerações de médicos, advogados, engenheiros, enfim, as futuras gerações de profissionais que estarão comandando nosso país, dentro de poucos anos”, finalizou.