Legislatura mirim realiza sessão ordinária

O programa Vereador Mirim reuniu na manhã dessa sexta-feira (19/06), alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino, para a discussão e votação de indicações sugeridas por eles. O encontro, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, faz parte da iniciativa que tem como objetivo promover a interação entre o Poder Legislativo e os estudantes. A vereança mirim é formada por 11 alunos escolhidos por meio de eleição nas escolas do município. A sessão foi acompanhada pela presidente da Casa e propositora do programa, professora Natália Lúcia Petry, e pelo vereador João Fiamoncini.

Fiamoncini abriu os trabalhos ressaltando a importância de projetos como este. “O programa permite que os alunos compreendam o papel do legislativo municipal dentro do contexto social em que vivem”. Segundo ele, a iniciativa contribui para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Comandada pela presidente mirim, Larissa Gabriela dos Santos, a sessão deliberou e aprovou indicações que defendem os interesses da comunidade jaraguaense. As proposições versam sobre o recapeamento asfáltico na Rua José Picolli e sobre o desassoreamento do Ribeirão Três Rios, ambos no bairro Estrada Nova. Elas serão enviadas ao Poder Executivo e podem servir como inspiração para projetos de lei.

A vereadora mirim Larissa Nayara Backes utilizou o momento da Palavra Livre para comentar o concurso de arte realizado pelo Lions Club de Jaraguá do Sul. A intenção da premiação é estimular crianças e jovens a expressarem sua visão sobre a paz através de desenhos. Ela informou que o tema deste ano é “Compartilhe e Paz” e que todos os estudantes entre 11 e 13 anos podem participar. “O Lions Club enviou os convites e o regulamento para as unidades escolares. As inscrições encerram no dia 30 de junho”, comenta.

Fernanda Cristine Fagundes aproveitou o espaço para lembrar a 9ª edição da Feira do Livro do município. Segundo a vereadora mirim, a feira foi inspirada no modelo dos pequenos festivais de literatura no interior da França. Para ela, o evento vai além do comércio de livros. “Ele conta com a presença de boas livrarias, grandes autores e uma programação que atende todas as faixas etárias”, declara. Fernanda lembra que a feira acontece até o próximo dia 21. “Não existe programa melhor do que ler um livro”.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, destacou a oportunidade que o programa oferece para que os estudantes desenvolvam, além do o interesse e participação política, a consciência cidadã. “O programa é um momento singular onde conseguimos trazer as escolas até a Câmara”, comenta. Para a vereadora, o voto consciente é a maior arma na luta por uma sociedade melhor. Natália encerrou agradecendo os estudantes e as escolas por oportunizarem a vinda dos alunos. “Vocês são o nosso futuro”, declarou.