Lei da Parada Segura começa a ser divulgada nos ônibus

Na sessão desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) informou à comunidade que a empresa concessionária do transporte público do município atendeu à reivindicação feita por ela em dezembro do ano passado e começou a divulgar nos ônibus a existência da Lei da Parada Segura. Essa foi uma lei aprovada pelos vereadores em março de 2021 com o objetivo de dar segurança a mulheres, pessoas com deficiência e idosos que utilizam o transporte coletivo jaraguaense.

A regra funciona das 21h às 6h, período que é mais crítico e propenso a cometimento de crimes. Durante esse horário, esses usuários do transporte coletivo podem solicitar ao motorista que pare o ônibus fora dos pontos originais e mais perto de suas residências, sempre respeitando o itinerário da linha, a fim de evitar que sejam abordados por criminosos no trajeto para o seu lar. A iniciativa tem autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e levou as assinaturas de Nina, Sirley Schappo (Novo) e Anderson Kassner (Progressistas).

Também no final do ano passado, Nina e sua assessoria fizeram uma pesquisa informal para verificar se a lei era de conhecimento dos munícipes e dos motoristas dos ônibus. O resultado foi negativo. “Entramos em contato com a empresa concessionária e solicitamos o engajamento e a divulgação desta lei”, relata. Segundo a parlamentar, 80% da frota já conta com os adesivos com a lei nas laterais de vidro dos ônibus.

Adesivo com a lei impressa e colada nas laterais dos ônibus

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 08/02/2022