Liberados R$ 10 milhões para ampliação de Centro Cirúrgico

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, em sessão nesta terça-feira (26), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a investir R$ 10 milhões na reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital São José. Os recursos virão do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e serão repassados em três parcelas: a primeira em 2021 de R$ 3 milhões, a segunda em 2022 de R$ 5 mi e a terceira em 2023 de R$ 2 mi.

As obras fazem parte dos trabalhos da 4a fase do plano diretor da instituição, que iniciou em 2019 e envolve investimentos de aproximadamente R$ 41,5 milhões. Após a ampliação, as alas do local terão mais espaço para aumentar a capacidade de atendimento. O Centro de Material Esterilizado vai passar dos atuais 150 m2 para 370 m2; o Centro de Cirurgia passará de 192 m2 para 530 m2; a ala de recuperação pós-anestésica vai de 138 m2 para 261 m2; a farmácia do São José hoje tem 19 m2 e após a obra terá 79 m2; e a área de espera passará de 73 m2 para 342 m2.

O secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, ressalta que o principal objetivo dessa ampliação é criar condições para que o HSJ seja credenciado junto ao Governo do Estado para realização de serviços de cardiologia de alta complexidade. Atualmente, as pessoas que precisam desse tipo de procedimento são encaminhadas para outras cidades, principalmente para Mafra, no norte de Santa Catarina. Com o credenciamento, o São José poderá atender a toda a região do Vale do Itapocu.

Em fevereiro deste ano, os vereadores Onésimo Sell e Osmair Gadotti, ambos do MDB, fizeram uma indicação pedindo ao Executivo Municipal um esforço no sentido de trazer para Jaraguá do Sul o atendimento em cardiologia. Na ocasião, eles argumentaram que deixar que os pacientes sejam transferidos para outras cidades pode ser determinante para o agravamento do quadro clínico.

Contudo, a Prefeitura jaraguaense, na justificativa enviada aos vereadores junto ao projeto, também salienta que durante a pandemia de coronavírus todos os procedimentos eletivos foram paralisados, mantendo apenas os serviços essenciais em operação, o que acarretou num aumento da fila por cirurgias. Além disso, houve o aumento das demandas em cirurgias em caráter de urgência e emergência. Até por isso, diante desse cenário, o projeto tramitou em regime de urgência no Legislativo e foi aprovado por unanimidade dos vereadores, em votação única, e já encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 26/10/2021