Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Livro contará a história da população negra em Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), o presidente da Comissão de Resgate da História da População Negra, Francisco Alves, apresentou o projeto do livro que contará a história dos afrodescendentes em Jaraguá do Sul. Alves afirma que 80% do livro já está pronto e, quando terminado, o material será distribuído em escolas públicas e privadas do município, além de faculdades, órgãos de imprensa e outras instituições, tudo de forma gratuita.

O projeto iniciou em 2014 e, desde lá, reuniões mensais têm sido feitas para a coleta de informações e atividades de pesquisa a fim de obter material para a produção da obra. O presidente da comissão ressalta que também haverá a disponibilização do volume em plataforma digital e um canal no Youtube onde ficarão arquivadas as filmagens feitas durante a pesquisa. O período de escopo do livro deve ir de 1876, com a chegada de Emílio Carlos Jourdan à região, até a década de 70 do século passado.

O vereador Pedro Garcia (MDB), um dos incentivadores do projeto, afirmou que um monumento em homenagem à população negra está previsto para ser feito em conjunto ao lançamento do livro. Ele adverte que, em muitas ocasiões solenes, lembra-se muito dos imigrantes europeus que colonizaram Jaraguá do Sul, porém acabam esquecendo a população afrodescendente, que foi a primeira a chegar no município.

Francisco Alves ainda deixou um recado final para que instituições, veículos de comunicação e pessoas que tenham arquivos históricos em casa, e tiverem material sobre a população negra, entre em contato com a comissão pelo telefone (47) 9 9286-1051 para disponibilizar o conteúdo.