Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais de 4,3 mil alunos participaram de programas institucionais da Câmara em 2025

COMPARTILHE

Durante o ano passado, 4.339 estudantes de Jaraguá do Sul acompanharam as ações institucionais oferecidas pela Câmara Municipal. As atividades, que contemplam os programas Alunos no Legislativo, Câmara.com Você, Procuradoria da Mulher em Ação e Câmara Mirim, ensinam aos alunos os conceitos básicos da democracia, do funcionamento de suas instituições e aprofundam a participação cidadã na sociedade. Ao todo, os programas atingiram de forma direta aproximadamente 7,4% dos estudantes do ensino fundamental e médio do município.

Programa Alunos no Legislativo amplia conhecimento sobre política a alunos mais jovens da rede municipal. Foto: João Pedro Ribeiro/CMJS

O programa Alunos no Legislativo, voltado a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, reuniu 2.219 alunos na sede da Câmara. Ali, eles compreenderam de forma didática a organização política do Brasil, a diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as funções de um vereador e conheceram a história e a estrutura de uma Câmara.

Já a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul reuniu 1.484 alunos durante o ano que marcou o aniversário de 20 anos de projeto. Jovens de diversas escolas do município acompanharam presencialmente o trabalho dos mirins e suas discussões, pautas, votações e debates sobre melhorias no município. As atividades também incluíram momentos cívicos, como as substituições das bandeiras no Espaço Cívico Walter Carlos Hertel, que foram brindadas com a presença de corpos musicais de unidades de ensino da cidade.

Programa Câmara Mirim oportuniza experiência prática no Legislativo. Foto: João Pedro Ribeiro/CMJS

Para 359 alunos do Ensino Médio de Jaraguá do Sul, o programa Câmara.com Você explicou de forma aprofundada a participação do processo democrático. A ação envolveu os estudantes para capacitação e construção da política de forma analítica no município, para desmistificar a política e desconstruir estereótipos. Um dos objetivos é formar cidadãos mais conscientes de suas próprias escolhas por meio do voto.

A defesa do direito das mulheres é um dos objetivos da Câmara e, com esse objetivo, o programa Procuradoria da Mulher em Ação foi criado. Iniciado em setembro de 2025, ele reuniu 277 jovens do 9º ano de escolas públicas e privadas do município. Nas exposições, os estudantes aprendem a diferenciar e detectar situações de violência, como ações físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais.

Além disso, os participantes também aprendem sobre os canais de denúncias, os direitos das vítimas e como podem se defender no caso de violência de gênero. Após os encontros, os participantes realizam uma série de trabalhos sobre os temas trabalhados e que são expostos na sede da Câmara Municipal.

“Procuradoria da Mulher em Ação” conscientiza jovens sobre direitos e combate à violência. Foto: João Pedro Ribeiro/CMJS

As ações institucionais do Legislativo de Jaraguá do Sul fortalecem a cidadania no município de forma educativa e inclusiva. As escolas interessadas em participar de programas ou acompanhar os projetos podem entrar em contato com a Câmara Municipal pelo telefone (47) 3307-3200. Dúvidas sobre os programas vinculados à Escola do Legislativo (Alunos no Legislativo, Câmara.com Você e Câmara Mirim) podem ser direcionadas ao endereço escoladolegislativo@jaraguadosul.sc.leg.br ou ao telefone (47) 3307-3230. Já os contatos da Procuradoria da Mulher incluem o telefone (47) 3307-3200, WhatsApp (47) 99215-2036 e o endereço procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br.

Acessar o conteúdo