Mirim pede doação de alimentos excedentes da merenda escolar

Na sessão mirim desta quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins demonstraram compromisso com a solidariedade ao aprovar uma indicação do vereador mirim Vitor Neves Höpner. A indicação solicita que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realize estudos para viabilizar a doação dos alimentos excedentes da merenda escolar da rede municipal de ensino.

A iniciativa visa combater o desperdício de alimentos e contribuir para a redução da insegurança alimentar em comunidades carentes do município. Segundo Vitor, a doação dos alimentos excedentes pode fazer a diferença na vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade.

No ano passado, outro vereador mirim também propôs algo semelhante. Rafael Hasse fez uma indicação que pedia à Prefeitura jaraguaense que não responsabilize restaurantes e lanchonetes que doam comida à população, caso algum problema aconteça com esse alimento. O jovem vereador explicou a situação afirmando que, em alguns casos, pode ser que a refeição doada faça alguém passar mal.

E neste ano os vereadores adultos aprovaram o projeto de lei de autoria de Ronnie Leonel Lux (MDB) que instituiu o Programa Desperdício Zero e estabeleceu o selo Estabelecimento contra o Desperdício no município. A matéria teve como objetivo combater o desperdício de alimentos e promover a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano por estabelecimentos dedicados à produção, fornecimento, comercialização, armazenamento e distribuição de alimentos, incluindo produtos in natura e industrializados.

A indicação de Vitor foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.