Mirim pede que restaurantes que doam comida não sejam punidos

O vereador mirim de Jaraguá do Sul, Rafael Hasse (EEB Prof Lilia Ayroso Oechsler), fez uma indicação, na sessão mirim desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal, que pede à Prefeitura jaraguaense que não responsabilize restaurantes e lanchonetes que doam comida à população, caso algum problema aconteça com esse alimento. O jovem vereador exemplifica a situação afirmando que, em alguns casos, pode ser que a refeição doada faça alguém passar mal.

Todavia, Rafael alerta que, em caso de punição a esses estabelecimentos por problemas nos alimentos, isso os inibe de distribuir as sobras que ficam ao final do expediente. Ele frisa que os proprietários acabam jogando essa comida fora, aumentando o desperdício de comida.

“Se eles doarem, eles têm chance de alguma pessoa má intencionada ingerir esse alimento e, depois, ingerir outro alimento que vai fazer mal para a saúde. Daí ela abre um processo judicial e o restaurante leva um processo, tendo que pagar um valor muito alto para essa pessoa como indenização”, explicou.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para avaliação.

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 09/11/2022