Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirins comentam Agosto Lilás e transporte urbano de Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Na sessão da última quarta-feira (13), o Plenário Victor Bauer foi palco de diversos debates promovidos pelos vereadores mirins de Jaraguá do Sul. Durante a primeira sessão ordinária do semestre, os jovens vereadores trouxeram pautas como o combate à violência contra a mulher, tema do mês Agosto Lilás, e o transporte coletivo da cidade.

Agosto Lilás

A mirim Isabelly da Silveira (E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen) comentou leis que prestam auxílio a mulheres vítimas de violência. “A Lei Maria da Penha recebeu esse nome em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio cometidas pelo próprio marido”, explicou.

Silveira apontou que, antes da criação e aprovação da lei, a violência doméstica e familiar era considerada crime de menor potencial ofensivo, e que o problema não deve ser tratado como uma questão individual, mas sim social.

“É um chamado para que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do gênero, se comprometa a promover respeito, empatia e segurança. […] Quando uma mulher é ferida, toda a sociedade sangra”, frisou a jovem parlamentar.

Já o mirim Luigi Vicenzo Konell Luisi (E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars) tocou na questão da violência contra a mulher na mídia e na música. “Nós estamos cercados de músicas que pedem igualdade, respeito e liberdade. E, ao mesmo tempo, ouvimos nas plataformas mais acessadas do país, músicas que falam da mulher como posse, que tratam o controle como paixão, ciúmes como prova de amor; tudo isso, embalado em batidas envolventes e refrões viciantes”, asseverou.

Para Luisi, isso funciona como reforço de um sistema, que busca perpetuar uma cultura machista. “A cultura é a parte central da transformação social, e enquanto a gente continuar fingindo que essa violência simbólica não importa, a gente vai estar alimentando o mesmo ciclo de opressão que nós visamos combater”, afirmou o parlamentar, que também pediu ações mais enérgicas para frear a proliferação de ideais machistas em produtos culturais.

Satisfação no transporte público

A vereadora mirim Mellany Tauani Correa Liscano (E.M.E.B. Frei Aurélio Stulzer) comentou a pesquisa de satisfação sobre o transporte público na cidade, promovida pela Prefeitura Municipal. “A concessão do transporte coletivo de Jaraguá do Sul completa nesse mês de agosto quatro anos de operação do novo sistema”, enfatizou a parlamentar.

No formulário, os usuários de ônibus respondem questões sobre a qualidade do serviço prestado, a conservação dos veículos e da infraestrutura. “Essas informações serão utilizadas na produção de pesquisas e monitoramento do serviço, com foco na melhoria constante do que é ofertado à população”, explicou Liscano.

A pesquisa pode ser respondida por meio do link até o dia 31 de agosto, domingo.

Ir para o conteúdo