Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirins de Jaraguá do Sul prestam homenagem aos 20 anos do PROEVA

COMPARTILHE

Na manhã dessa quarta (24), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do PROEVA, o Programa de Educação e Valorização da Água. A iniciativa, mantida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), tem como objetivo promover a conscientização sobre o uso de recursos hídricos e a preservação da natureza aos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental da rede de ensino do município.

Estiveram presentes no momento o presidente do Legislativo Municipal, vereador Almeida (MDB), o Prefeito Municipal Jair Franzner e o diretor-presidente do SAMAE Onésimo Sell. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Casa Mirim, vereadora Clara Lafin (E.E.B. Euclides da Cunha), e contou também com a presença dos vereadores Charles Salvador (PSDB) e Jonathan Reinke (União), da Secretária de Educação, Iraci Müller e do supervisor de ensino da Coordenadoria Regional de Educação, Lirio Baruffi.

A proponente da homenagem, vereadora mirim Laura Güths (E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch), ressaltou os números atingidos pelo projeto. “Em 20 anos, o PROEVA já alcançou mais de 32 mil estudantes de Jaraguá do Sul. Cada atividade, cada visita à estação de tratamento, mostra que, quando a gente aprende a cuidar da água, a gente também aprende a cuidar da cidade e do planeta”, reforçou.

Sell, diretor presidente do SAMAE, sublinhou as consequências positivas do PROEVA. “Esses números mostram a força de um trabalho contínuo construído com dedicação, parceria e visão de futuro. […] Acreditamos que as crianças e os jovens são os verdadeiros multiplicadores da informação. Vocês levam para suas casas e comunidades o que aprendem, transformando hábitos em atitudes”, afirmou ao se dirigir aos mirins.

Jair Franzner, chefe do Executivo Municipal, expressou satisfação ao observar que a iniciativa partiu dos jovens parlamentares. “Vocês são aqueles que vão cuidar do nosso meio ambiente, que vão usar e preservar os recursos naturais e que vão dar continuidade a uma Jaraguá do Sul cada vez mais sustentável. […] Um futuro sustentável se constrói com responsabilidade, com planejamento e, acima de tudo, com educação”, declarou.

Almeida, presidente do Legislativo Municipal, observou as mudanças que as iniciativas educacionais promoveram na cidade. “O investimento na conscientização hoje é sinônimo de nós termos avanços significativos no amanhã. […] Há uns 10, 15 anos atrás, nós não tínhamos o costume de separar o lixo na nossa residência, do lixo comum do reciclável. Era normal misturar latinhas, garrafas com o lixo comum e descartar”, lembrou o parlamentar.

“Com a educação, com a conscientização, nós nos sentimos até desconfortáveis ao se deparar com a não realização da separação do lixo”, seguiu o vereador. Ele também destacou o apoio da Câmara Municipal a projetos e campanhas que dão incentivo a hábitos e práticas sustentáveis.

O Hino Nacional Brasileiro, a canção “Terra, Planeta Água”, de Guilherme Arantes, e o hino de Jaraguá do Sul foram interpretados por Elenice Tomio durante as homenagens.

Iniciativa indica atitudes sustentáveis para alunos

O PROEVA é dividido em 12 temáticas cobertas em seis encontros. Além do cuidado com a água, outras atitudes que auxiliam o meio ambiente são incentivadas, como o manejo de resíduos sólidos e explicações sobre o tratamento e coleta do esgoto sanitário, o sistema de drenagem pluvial urbana e o reuso da água.

Durante o programa, os estudantes também realizam uma visita à Estação de Tratamento de Água – ETA do SAMAE. Ao final do ano, os participantes do programa se reúnem em um evento onde recebem um certificado de participação “Amigo da Água”.

Ao sensibilizar os estudantes, o objetivo é levar a conscientização também aos pais e responsáveis e criar uma cultura de cuidado com os recursos da natureza. Criar hábitos sustentáveis como a reciclagem também é um dos focos do projeto.

Ir para o conteúdo