Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirins de Jaraguá encerram participação em evento nacional 

COMPARTILHE

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul, na manhã desta sexta-feira (11), encerraram a participação no Câmara Mirim, projeto do Plenarinho da Câmara dos Deputados. Este ano o evento ocorreu de forma online com a participação de estudantes de 7 municípios do Brasil. Os trabalhos ocorrem desde a manhã de quarta-feira (09) e envolvem as várias atividades do processo legislativo da Câmara Federal, desde a concepção dos projetos, passando pelas comissões, até as votações. 

Este é o quarto ano consecutivo que os vereadores mirins jaraguaenses participam do projeto. Nesta edição, o presidente mirim de Jaraguá do Sul, Fábio Levandowski, ficou responsável por relatar um dos projetos discutidos em sessão. O PL institui a obrigatoriedade da implantação de chip de identificação em animais domésticos e foi proposto pela estudante Leticia Campana de Goes, da Câmara Mirim de Balneário Camboriú/SC. O projeto tem como objetivo principal a identificação de animais quando são abandonados ou perdidos, afim de devolver ao dono ou punir por abandono. Ele foi aprovado por 40 votos a favor e 9 contra. 

Mirim jaraguaense Fábio Lwvandowsli e a autora do projeto, Leticia Campana de Goes, da Câmara Mirim de Balneário CamboriúSC

 

Outros dois projetos discutidos na sessão foram os seguintes: 

Valorização dos artistas locais: de Ana Luiza Morais Emiliano, do Colégio Sagrado Coração de Maria – Mossoró/RN, propõe a obrigatoriedade de as estações de rádio de todo o Brasil incluírem em sua programação 30 minutos dedicados à divulgação do trabalho de artistas locais. 

Crimes contra a mulher julgados por magistradas: de Maria Eduarda Fonseca Fernandes e Tavares, do Colégio Sagrado Coração de Maria – Mossoró/RN, garante às mulheres vítimas de violência sexual, o direito de optar por ter seu caso julgado por uma magistrada. 

Todos os PLs foram aprovados. 

Perguntadas sobre o evento, três vereadoras mirins disseram o que acharam. A mirim jaraguaense Kely Karina de Lima ressaltou a importância de discutir temas tão diversificados. Leticia Mohr disse ter gostado da experiência de votar projetos que podem ajudar o país. E a mirim Bianca Vaz lembrou que se as atividades fossem presenciais seriam ainda mais interessantes do que já foram de forma online. 

 

Link da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=vj1pQNvzhJs