Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirins escolhem Conselho de Ética em primeira sessão do ano

COMPARTILHE

Trabalhos também incluíram apresentação da nova marca e requerimento que pede apresentação sobre biblioteca municipal
Na tarde dessa quarta-feira (25), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a primeira sessão ordinária do ano no Plenário Victor Bauer. Os trabalhos marcaram o início do ciclo da 16ª legislatura do programa institucional que insere os estudantes de diversas escolas do município na realidade do Poder Legislativo.
O presidente mirim Elias Zech Marschner, da E.E.B. Alvino Tribess, abriu os trabalhos, que contaram com a presença dos alunos da E.E.B. Professor João Romário Moreira, e falou também sobre a renovação da marca dos Vereadores Mirins.
Alunos da E.E.B. Professor João Romário Moreira assistiram à sessão Foto: Tiago Rosário
Nova marca para Legislativo Mirim
Em conjunto com a renovação da identidade visual da Câmara Municipal, a nova marca da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul também foi atualizada. O processo foi iniciado no ano passado, com a implementação de novos logotipos que facilitam a identificação do legislativo e aproximam a comunidade do Poder Público, modernizando-o e fortalecendo seu papel.
Elias reforçou os atributos da marca, sintetizando quem a Câmara Mirim é e o que ela quer construir: um espaço de diálogo, ideias e transformação. “Essa nova identidade traduz quem nós somos e o que queremos construir: um espaço de diálogo, de ideias e de transformação”, garantiu o presidente mirim.
Elias durante a sessão mirim Foto: Tiago Rosário
Resultados da eleição do Conselho de Ética
Os jovens parlamentares também elegeram os novos membros do Conselho de Ética. A mirim Isadora Sophia Narloch (Colégio Marista São Luís) foi eleita para o cargo de presidente, o mirim Yuri Da Silva Olinger (E.M.E.B. Frei Aurélio Stulzer) para o cargo de vice-presidente e a mirim Alice Ambriola (Colégio Alfa) foi escolhida para o cargo de membro titular. Roberta Mello Marinho (E.M.E.B. Loteamento Amizade) e Amanda Fuechter (E.E.B. João Romário Moreira) foram escolhidas como primeira e segunda suplentes.
O Conselho de Ética é o órgão de consulta, instrução e julgamento da conduta dos parlamentares, já que é sua responsabilidade zelar pela observância do Regimento Interno. Por isso, os jovens parlamentares devem se atentar e seguir as regras do Código de Ética, que estabelece princípios éticos e regras básicas de decoro, e do Regimento Interno.
A votação segue o projeto de resolução 3/2024, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim. A escolha depende de maioria simples, ou seja, mais da metade dos votantes, e é aberta e nominal, em que os votos são declarados publicamente pelos eleitores durante a sessão.
A próxima sessão mirim está agendada para o dia 8 de abril, às 14h30. Os trabalhos têm a transmissão da TV Câmara Jaraguá, por meio do canal do YouTube e do Facebook da estação, e cobertura pela equipe de jornalismo do Legislativo.
Acessar o conteúdo