Mirins jaraguaenses aprovam indicações para melhorias viárias

Em sessão realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (21), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul aprovaram duas indicações apresentadas pela mirim Laura Bianca de Souza. As propostas visam aprimorar a infraestrutura viária em locais de grande movimentação no município.

A primeira solicita ao Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, a implantação de acostamento em toda a extensão da Rua José Martins, principalmente nas proximidades da rotatória de intersecção com a Rua Roberto Ziemann, localizadas no bairro Três Rios do Norte. Segundo a jovem, a medida se faz necessária para garantir a segurança de pedestres e ciclistas que frequentemente utilizam essa via.

“Atualmente, transitar nessa rua representa um risco para os pedestres e ciclistas, uma vez que muitas vezes eles são obrigados a invadir a pista de rolamento”, adverte. Ela ainda aponta que a situação se agrava pela grande circulação de estudantes da Escola Max Schubert, que dependem desse trajeto para se deslocarem.

A segunda indicação aprovada solicita que o Executivo Municipal providencie estudos para concluir a pavimentação de toda a extensão da Rua Valdir Rabelo, localizada no bairro Amizade. Laura afirma que, apesar de parte da rua já estar pavimentada, a ausência de asfalto na área restante causa transtornos significativos.

“A falta de pavimentação na Rua Valdir Rabelo gera problemas tanto nos dias de chuva, com acúmulo de lama e água, quanto nos dias de sol, com a dispersão de poeira. Essas condições dificultam o tráfego para pedestres, ciclistas e motoristas, prejudicando a qualidade de vida dos moradores da região. A conclusão da pavimentação será fundamental para melhorar a mobilidade e garantir condições adequadas de circulação nessa via”, frisa.

Ainda durante a sessão, os mirins demonstraram preocupação com a falta de iluminação pública no bairro Santo Antônio. Através de uma indicação aprovada por unanimidade, a mirim Helena Albuquerque Cardoso solicitou ao Executivo Municipal que sejam realizados estudos visando à substituição das lâmpadas queimadas e/ou danificadas nas vias públicas do bairro.

A jovem parlamentar alerta que a iluminação pública adequada é essencial para garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores e pedestres que circulam pela cidade. “A falta dela resulta em várias situações de perigo, tornando as vias públicas locais propícios a incidentes indesejados”, ressalta.

Alunos do 9º ano da Escola Max Schubert também estiveram presentes para acompanhar os trabalhos e viram de perto como funciona a aprovação de projetos e tramitação de matérias no Legislativo. A gestora da entidade, Rita de Cassia Costa, ressaltou a importância de os estudantes estarem acompanhando a tomada de decisões que vão influenciar na vida deles próprios.

“A possibilidade de conhecer a Câmara é muito importante. É uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar com a Casa de Leis, com a cidadania. Possibilidade de exercer a cidadania no dia-a-dia”, frisou.

“Eu achei o momento valoroso porque para a nossa escola é um momento bom de estar aqui reunidos todos juntos, para ver uma coisa diferente”, destacou a estudante Ana Clara Urbanski.

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para ciência.