Mirins jaraguaenses sugerem Libras nas escolas municipais

Em sessão nesta quarta-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, as vereadoras mirins Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão) e Bruna Lazzarotto (EEB Julius Karsten) fizeram uma indicação legislativa direcionada à Prefeitura jaraguaense e à Secretaria Municipal de Educação. No documento, elas pedem que seja oferecido o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como atividade extracurricular na rede municipal de ensino.

Elas lembram que a Libras é a língua dos surdos brasileiros e que foi assim denominada durante a assembleia convocada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) em outubro de 1993. Para as parlamentares mirins, a comunicação através da Libras propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes.

Bruna e Ana Luísa acreditam que a Libras vai tornar a Educação jaraguaense mais inclusiva Foto: Tiago Rosário/CMJS

Bruna ressalta que ter esse aprendizado iria fazer com que os estudantes tivessem de fato uma educação inclusiva. “E conhecer essa comunicação é uma forma de respeitar as comunidades surdas na sociedade”, adverte.

Ana Luísa explica que, se o projeto for levado adiante, quando houver colegas surdos nas escolas, os outros alunos poderão se comunicar melhor com eles e, desse modo, mais amizades surgirão no ambiente escolar. “Outro exemplo é na rua, no mercado e em locais públicos, em que, se a criança estiver em algum lugar e identificar há uma pessoa surda, essa criança vai conseguir se comunicar melhor com esse surdo, nem que seja um simples oi em Libras. Já vai deixar um sorriso enorme no rosto dessa pessoa”, salienta.

A indicação foi aprovada pela unanimidade dos demais mirins e enviada ao Executivo para análise do prefeito Jair Franzner e da secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias.

Sessão:

Sessão Mirim - 08/06/2022