Mirins querem informações sobre Educação Financeira nas escolas

Em sessão nesta quarta-feira (17), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul aprovaram um requerimento que solicita a presença de um representante da Secretaria de Educação em uma sessão mirim. O objetivo da visita é o de explicar aos jovens parlamentares o processo de implantação da Educação Financeira no currículo da Rede Municipal de Ensino. O requerimento é de autoria das vereadoras Gabriela Güths (E.M.E.B. Machado de Assis), Bruna Lazzarotto (E.E.B. Julius Karsten), Eduarda Benkendorf (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) e Elisa Amorim (E.M.E.B. Anna Töwe Nagel).

Elas argumentam que o assunto é muito importante e que estabelece uma base para que os estudantes construam bons hábitos com o uso de dinheiro e evitem muitos dos erros que podem percorrer toda a vida. As jovens lembram que as aulas de Educação Financeira ensinam aos alunos os conceitos básicos de gerenciamento de dinheiro, orçamento, poupança, dívida, juros, investimento, impostos e outras coisas. As atividades devem ser realizadas na disciplina de Matemática.

O vereador mirim Romulo Henrique Westphal (E.M.E.B. Loteamento Amizade) defendeu a iniciativa e afirmou que o atual cenário econômico no Brasil, com alta inflação e dificuldades econômicas, reflete no bolso das pessoas. Para ele, é preciso que a população desperte para que haja uma mudança de comportamento no consumo, mas essa mudança, frisa ele, deve começar pelas escolas. “Os jovens não sabem muito sobre questões de impostos e onde deve investir o seu dinheiro”, avisou.

João Danilo Heck (E.M.E.B. Gertrudes S. Milbratz) fez coro e afirmou que as famílias brasileiras sofrem com a falta de dinheiro por conta da falta de educação financeira. “As famílias não aprendem a como manter a sua renda constante, não aprendem a ter novas fontes de renda e isso acaba prejudicando muito”, alertou.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e a data para o encontro ainda será definida.

Sessão:

Sessão Mirim - 17/08/2022