Na manhã dessa quarta-feira (20), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram de uma roda de conversa com a psicóloga Gabriela Inthurn sobre os efeitos da exposição frequente a telas e a dispositivos eletrônicos. No momento, que ocorreu na sede da Câmara Municipal, os jovens legisladores levantaram questões sobre as consequências por conta do uso irrestrito a redes sociais e à internet.
Temas como tendências virais, efeitos no sono e na autoestima foram discutidos, e a psicóloga respondeu as dúvidas dos mirins. “Para a psicologia, a adolescência é um dos períodos mais importantes de vida, porque é quando a gente desenvolve a identidade”, explicou Inthurn, que também frisou que o uso de redes sociais tem um impacto significativo na visão do mundo dos jovens.
Os jovens apontaram para a semelhança no padrão que diferentes gerações apresentam diante do uso de internet e de novas tecnologias, e a questão da adultização de crianças, considerado um risco atual, foi posta em debate.
Gabriela informou, em resposta a uma pergunta, que o tempo médio recomendado para consumo de redes sociais varia de 2 a 3 horas, mas que, na prática, esse número pode aumentar. Os mirins também recordaram como é desafiador manter-se distante do celular atualmente, tendo em vista a gama de serviços que podem ser realizados por meio dos smartphones.
“A tela não é uma coisa ruim, mas é importante ter uma vida fora dela”, enfatizou a psicóloga durante o momento, que também pediu atenção para a insatisfação causada pela exposição às redes sociais e pela constante comparação a outros perfis. Esse fenômeno, muitas vezes, passa despercebido pelos usuários.
A psicóloga reforçou a importância do cuidado no compartilhamento de fotos e dados pessoais na internet e alertou sobre os riscos relacionados à ação.
Ao final da roda de conversa, o coordenador dos Programas Institucionais da Câmara Municipal, Joel Luis Correa, convidou Gabriela para a audiência pública sobre uso de telas, que ainda será realizada pelos vereadores mirins em data a ser definida.