Moção apela por implantação de faixa elevada na BR-280

Na sessão realizada nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção que manifesta um apelo urgente ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). O pedido é para que providencie a implantação de faixa elevada de pedestres nos trechos dos quilômetros 67 e 68 da rodovia BR-280/SC, próximo às unidades de ensino Anna Towe Nagel e Jader Marcolla.

A justificativa para essa medida considera que esta é uma via de intenso tráfego, especialmente nos horários de pico, sendo atravessada diariamente por estudantes e seus familiares que se dirigem às duas importantes instituições de ensino da região. O trecho em questão, localizado no bairro Água Verde, não possui adequada infraestrutura para a segurança dos pedestres, o que tem resultado em inúmeros acidentes, inclusive com fatalidades. A comunidade, preocupada com a segurança dos jovens que necessitam atravessar a rodovia, tem solicitado medidas urgentes para prevenir futuros incidentes.

Considerando que a responsabilidade pela rodovia é da União, compete ao DNIT a realização de melhorias e ações que garantam a segurança viária e a mobilidade urbana. Portanto, a implantação de faixas elevadas de pedestres é uma medida fundamental para preservar vidas e promover um trânsito mais seguro na região.

A moção foi enviada ao DNIT para ciência do apelo.