Moção apela por instalação de farmácia básica no bairro Santa Luzia

Na sessão ordinária desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul deliberou e aprovou por unanimidade uma moção de apelo direcionada à Prefeitura Municipal. A medida visa à instalação de uma farmácia básica no bairro Santa Luzia, por intermédio da Secretaria de Saúde.

A proposição se fundamenta em diversas questões emergenciais que afetam a comunidade local. Em primeiro lugar, destaca a crescente incidência de casos de dengue na região, o que demanda ações imediatas para conter a propagação dessa doença.

Além disso, a pandemia de Covid-19 evidenciou a importância do acesso facilitado a medicamentos para o tratamento e controle de enfermidades respiratórias. Nesse sentido, a presença de uma farmácia básica no bairro se torna crucial para garantir que os moradores tenham acesso rápido e eficaz aos remédios necessários.

Segundo o autor da moção, atualmente, os residentes do bairro Santa Luzia enfrentam dificuldades para adquirir os medicamentos essenciais, sendo obrigados a se deslocar até a região central da cidade, percorrendo cerca de 25km até a Farmácia Básica mais próxima. Esse deslocamento, muitas vezes realizado por meio de transporte público, expõe os usuários ao risco de contaminação, especialmente em casos de doenças transmissíveis.

A falta de itinerários de transporte adequados na região agrava ainda mais a situação, tornando o acesso aos serviços de saúde ainda mais difícil para os moradores. Diante desse cenário, a instalação de uma farmácia básica no bairro Santa Luzia representaria não apenas uma medida preventiva contra a propagação de doenças, mas também um importante passo para melhorar a qualidade de vida da população local.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.