Moção apela por mais testes de Covid-19 e para dengue

Na manhã desta terça-feira (5), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, uma moção foi aprovada com o intuito de pressionar as autoridades municipais a agirem com urgência diante da crise de saúde pública enfrentada pela cidade. Aprovada por unanimidade, a moção direcionada ao Executivo Municipal visa à imediata aquisição de testes rápidos para dengue e Covid-19, a fim de atender às crescentes demandas da população.

A decisão dos vereadores levou em consideração o aumento alarmante no número de casos de dengue em todo o Brasil, com um aumento explosivo também registrado na cidade, que já ultrapassa os 1.800% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A situação tornou-se tão grave que o prefeito decretou estado de emergência, reconhecendo a gravidade do surto de dengue na região.

Outro aspecto destacado na moção foi a falta de testes rápidos tanto para dengue quanto para Covid-19 nas unidades básicas de saúde do município. Segundo a moção, os profissionais de saúde têm enfrentado dificuldades significativas para fornecer tratamentos adequados aos moradores devido à escassez de suprimentos necessários para diagnóstico e tratamento.

O aumento recente no número de casos de Covid-19, especialmente após o período de carnaval, também foi mencionado como um fator preocupante que reforça a urgência da aquisição dos testes rápidos.