Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moção de Apelo é aprovada pelos legisladores

COMPARTILHE

MOÇÃO DE APELO É APROVADA PELOS LEGISLADORES

Os legisladores jaraguaenses aprovaram por nove votos, na sessão de terça-feira (20/10), Moção de Apelo ao governo do Estado para que seja agilizado o processo de chamada dos aprovados no Concurso da Polícia Militar de Santa Catarina.
Segundo os vereadores, a segurança pública é uma das prioridades do Estado e o efetivo atual está defasado. A Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) possui atualmente em torno de onze mil policiais em todo o Estado, quadro muito abaixo do necessário quando comparado com o número de habitantes de Santa Catarina.
A moção é justificada considerando que a falta de segurança pública tem se tomado rotina, e, sendo assim, os candidatos aprovados e fora do quadro de vagas estão se mobilizando para que o governo estadual aproveite ao máximo essa matéria humana disponível.
Além disso, os concursos realizados nos anos de 2010, 2011 e 2012 mostram que foi aproveitado o maior número possível de candidatos, através da realização de mais de uma chamada, reclassificações de candidatos e, também, retificação de editais, sendo necessário baixar a nota de corte de cinco para quatro, para tentar suprir a necessidade do Estado.
Em 2013 foram realizados dois concursos da Polícia Militar de Santa Catarina. O primeiro disponibilizou mil vagas, sendo 940 masculinas e 60 femininas. Desse total de vagas masculinas, apenas 755 vagas foram preenchidas. Nesse concurso, além das 60 vagas femininas preenchidas, sobrou um total de 213 candidatas aptas, as quais vieram a criar um cenário histórico no estado, uma vez que todas foram convocadas para fazer o curso de formação de soldado.
Com a moção aprovada, a própria sociedade se sente mais protegida e segura com o aumento do efetivo e policiamento ostensivo nas ruas de Santa Catarina.