Moção de apelo pede iluminação de ciclovias em Jaraguá do Sul

Na sessão realizada nesta quinta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, uma moção foi aprovada manifestando apelo para que a Prefeitura jaraguaense promova estudos e execute projetos de iluminação de ciclovias e pontos de escuridão a elas adjacentes. A proposta visa garantir a segurança dos ciclistas e pedestres que utilizam esses espaços públicos.

A decisão foi motivada pelo trágico incidente ocorrido na última terça-feira 19 de fevereiro, quando uma mulher foi covardemente atacada e sexualmente abusada por um homem enquanto transitava pela ciclovia na Rua Affonso Nicoluzzi, no bairro Água Verde. Além desse terrível acontecimento, outra munícipe relatou ter sido vítima de uma tentativa de roubo no mesmo local. Ambos os incidentes ressaltaram a falta de iluminação adequada ao longo da ciclovia, contribuindo para a sensação de insegurança dos usuários.

O apelo da moção também levou em consideração relatos de moradores sobre a periculosidade em trafegar durante a noite por diversas ciclovias que conectam os bairros João Pessoa e Chico de Paulo. Pontos de escuridão ao longo desses trajetos representam potenciais riscos para os cidadãos, comprometendo a utilização segura dessas vias.

Destacando a importância da iluminação pública como medida dissuasora de crimes e facilitadora do tráfego, os vereadores ressaltaram que investir em ciclovias sem garantir a segurança nesses espaços é contraproducente. A presença de uma iluminação adequada não só reduz a criminalidade, como também melhora a visibilidade dos obstáculos, desníveis e outros perigos potenciais, tornando as vias mais seguras e acessíveis para todos os usuários.