Moção de apelo por celeridade em cirurgias de catarata

Na sessão desta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul deliberou e aprovou por unanimidade uma moção de apelo direcionada à Administração Municipal. A moção pede medidas urgentes para acelerar os procedimentos de cirurgia de catarata na região.

A catarata, condição que compromete gravemente a visão do paciente, se caracteriza pela opacidade do cristalino ocular, resultando em visão embaçada e prejudicada. Quando não tratada, pode levar à perda total da visão, relegando os afetados a uma condição de enxergar apenas vultos e, em casos mais graves, à cegueira.

O tratamento da catarata é amplamente conhecido por sua eficácia através da cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos, muitas vezes rápidos e realizados sob anestesia local, variam desde a remoção da lesão até intervenções mais complexas, como a extração completa do cristalino. Um aspecto crucial é que essas cirurgias geralmente permitem que os pacientes voltem para casa no mesmo dia, sem a necessidade de ocupar leitos hospitalares.

Contudo, apesar da disponibilidade destes procedimentos, cerca de 600 pessoas em Jaraguá do Sul estão atualmente aguardando na fila para realizar a cirurgia de catarata. Muitas dessas pessoas enfrentam sérias dificuldades de visão devido ao prolongado tempo de espera.

A moção foi enviada à Prefeitura jaraguaense para ciência do apelo.