Moção para revitalização da Ponte Abdon Batista é aprovada

Na sessão desta quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou uma moção que solicita a revitalização da Ponte Abdon Batista. A medida, que recebeu apoio unânime dos vereadores presentes, manifesta um apelo à Prefeitura jaraguaense para que promova a reforma da estrutura, o alargamento das passarelas e o reposicionamento dos tubos de água que passam sobre a lateral da via.

Os autores destacam que a Ponte Abdon Batista desempenha um papel crucial como uma das principais vias de entrada à região central de Jaraguá do Sul. No entanto, sua estrutura atual apresenta problemas, incluindo um alicerce de concretagem antigo e dutos de água inconvenientemente posicionados sobre as laterais da via, o que compromete a segurança e a estética do local.

Além disso, as passarelas destinadas ao cruzamento de pedestres são estreitas, o que também reduz a segurança e dificulta o trânsito de ciclistas e transeuntes. Eles advertem que, com a frequente utilização da ponte por diversas pessoas diariamente, especialmente durante eventos nacionais e internacionais na SCAR, como o Femusc, torna-se imperativo garantir condições adequadas de segurança e acessibilidade no local.

A moção também leva em consideração a destinação de recursos já aprovada pela Câmara Municipal em 2021 para a construção de uma ponte estaiada sobre o pilar centenário da antiga Ponte Abdon Batista, com o intuito de proporcionar um cruzamento exclusivo para ciclistas e pedestres. No entanto, a obra encontra-se paralisada devido a problemas no processo de licitação, o que levou a câmara a reconsiderar a alocação desses recursos.

Segundo levantamento feito pela prefeitura, o custo atual da construção da ponte estaiada ultrapassa os R$ 13 milhões, enquanto os recursos já aprovados pela câmara para esta finalidade superam os R$ 10 milhões. Diante disso, a revitalização da ponte é vista como uma alternativa mais viável e benéfica.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.