Moser sugere projeto que ajuda na destinação de resíduos plásticos

Moser sugere projeto que ajuda na destinação de resíduos plásticos

Na sessão ordinária desta terça-feira (11), o vereador Isair Moser (PSDB) apresentou uma indicação legislativa que sugere à Prefeitura de Jaraguá do Sul a implantação do projeto Tampinha Legal. Este é um programa de iniciativa da Indústria de Transformação do Plástico lançado em 2016 e tem o objetivo de mobilizar a sociedade a dar destino adequado aos resíduos plásticos. Com isso, pretende criar ações que mudem o comportamento das pessoas, incentivando a coleta de tampas de plástico e outros materiais.

O vereador lembra que este projeto, que já foi implantado em São Paulo e no Rio Grande do Sul, é semelhante ao projeto de recolhimento de lacres das latinhas de alumínio. “Com isso, estamos colaborando com as questões ambientais e sociais, pois os resultados das arrecadações serão empregados em benfeitorias assistenciais. Em Porto Alegre há instituições que arrecadam mais de R$ 30 mil só em tampinhas recolhidas”, completou Moser. Ele ainda explica que o valor da tampinha se dá pela quantidade de tinta utilizada na sua fabricação, que pode ser reutilizada para colorir outros produtos da indústria.