Mostra de desenhos traz tema contra o trabalho infantil

Nesta quarta-feira (28), durante sessão solene da Câmara de Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul, foi lançada a Mostra Catarinense de Desenhos Infantis, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho 12a Região, que contou também com o apoio da Amatra (Associação dos Magistrados do Trabalho da 12a Região). Vários desenhos de alunos dos 3° e 4° anos do ensino fundamental de escolas públicas das cidades de São José, Araquari, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê estão sendo expostos no plenário do Legislativo jaraguaense. O tema escolhido para esta edição foi “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola”, com o objetivo de fomentar o debate sobre o trabalho infantil.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Sergio Motta (PRB), advertiu que o trabalho infantil é um problema que se acumula durante as gerações nas famílias. “A criança é obrigada a trabalhar para ajudar em casa, depois quando cresce vai ter problemas para ser inserida no mercado de trabalho. Por conta do baixo salário, seus filhos também precisarão trabalhar. Vira uma bola de neve que temos que combater”, ressaltou.

O presidente do Legislativo jaraguaense, vereador Marcelindo Gruner (PTB), lembrou que apesar da redução do trabalho infantil nos últimos anos, o cenário ainda é preocupante, pois a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) aponta que mais de 2 milhões de jovens entre 5 a 17 anos ainda estão trabalhando no país. “O trabalho é o que priva as crianças de viverem a infância, priva do potencial, da dignidade e as impedem de frequentar as escolas. O trabalho infantil não dignifica a criança, a escola sim”, alertou.

A mostra estará aberta à visitação pública na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul no período de 29 de agosto a 04 de setembro de 2019.

Link da sessão solene: https://www.youtube.com/watch?v=FoBOdwp4kIk