No Dia Mundial do Doador de Sangue, gesto é incentivado na Câmara

O dia 14 de junho é anualmente celebrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue e o tema foi pauta na sessão desta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A vereadora Sirley Schappo (Novo) lembrou que o mês é marcado como Junho Vermelho e busca homenagear quem costuma fazer doações aos bancos de sangue e fomentar a prática em mais pessoas da nossa sociedade.

Sirley ressaltou durante a sessão que uma pessoa, com apenas uma doação, pode salvar até quatro vidas. Ela lamentou que no Brasil apenas 1,8% da população seja doadora de sangue e afirma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que esse índice seja de 5%. Para Schappo, muitos não fazem a doação por preconceito ou por medo. “Um adulto tem 5 litros de sangue no corpo, e na doação são retirados 450 mls. É pouco para quem doa, mas é muito para quem precisa”, advertiu.

Sirley também informou que atualmente o Hemosc está com um baixo estoque de sangue dos tipos A+, B-, O- e O+. Ela frisa que esses são os que estão em níveis críticos, mas que qualquer tipo será sempre bem-vindo.

A vereadora Nina Santin Camello (PP) fez coro ao assunto e afirmou que ela e suas assessoras fizeram a sua parte realizando a doação nesta semana. Ela aproveitou para reivindicar melhorias no Hemosc de Jaraguá do Sul, que fica nas dependências do Hospital São José, no Centro. Para Nina, é preciso aumentar a estrutura do local e também o número de funcionários. Ela lembra que a unidade só trabalha em meio período do dia, das 7h às 11h30, o que dificulta a doação por parte de algumas pessoas.

Quem estiver disposto a doar sangue em Jaraguá do Sul é só agendar pelo telefone do Hemosc, no (47) 3055-0454.

Sessão:

Sessão Ordinária - 14/06/2022