Nota de pesar da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Eggon FaceNeste momento de tristeza pela morte do Sr. Eggon João da Silva, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul gostaria de se solidarizar com a família e com os funcionários da WEG, que não perderam apenas um parente ou um de seus fundadores. Jaraguá do Sul perde um exemplo de homem, de líder, de cidadão comprometido com a comunidade.
O “seu Eggon”, como era carinhosamente chamado por todos, além de ser um dos pilares que sustentou nossa maior empresa durante toda a sua trajetória vitoriosa, era um cidadão preocupado com tudo que acontecia em nossa cidade e na região.
Sempre que fazia uma doação pessoal para um hospital, para uma entidade assistencial, para um evento cultural ou esportivo, exigia sigilo sobre o nome do doador. Era o exemplo vivo da verdadeira caridade pregada no Livro Sagrado, que diz: “O que a tua mão direita faz, a esquerda não precisa ficar sabendo”.
Um exemplo que deveria ser seguido por todas as pessoas que tem condições de ajudar ao próximo. Exemplo citado por Luiz Veríssimo em sua coluna (2014), na reportagem “A maior doação da história do Hospital Municipal São José de Joinville”. Na matéria, Veríssimo cita a doação pessoal do Sr. Eggon e a exigência de que seu nome permanecesse no anonimato.
Apesar de ser um tanto avesso à publicidade de seus atos generosos, acompanhamos a trajetória “seu Eggon” e assistimos muitos projetos se tornando realidade, graças à sua compreensão de que era preciso participar da comunidade da qual ele se sentia parte integrante, não como um “mega empresário”, mas como um cidadão.
Ao longo da história de Jaraguá do Sul, Femusc, Feira do Livro, projetos esportivos e sociais, reformas e ampliações dos hospitais, sempre receberam o apoio financeiro e a participação, tanto da empresa WEG, como do cidadão Eggon João da Silva. Ele deixava claro que era preciso buscar o crescimento da cidade como um todo e destinava suas doações para diversos setores da sociedade.
A reforma do Centro Histórico teve a WEG como principal investidora e incentivadora do projeto.
Outro exemplo deixado pelo “seu Eggon” foi sua garra e determinação como empreendedor.
Um homem que iniciou a carreira profissional aos 13 anos, trabalhando em um cartório, foi bancário por 14 anos, sócio de uma pequena empresa de escapamentos para automóveis, em 1961 lança-se num projeto com seus amigos Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus, criando aquela que viria a ser uma das maiores empresas do país e de reconhecida importância para todo o mundo. Todos nós conhecemos a trajetória da WEG, seus fundadores e reconhecemos a importância desses empreendedores na sociedade jaraguaense.
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul está de luto pelo falecimento do cidadão Eggon João da Silva, mas, ao mesmo tempo, acredita que sua memória permanecerá viva na história de nosso município, como um exemplo de pessoa, líder, empresário e benfeitor da nossa comunidade. Aquele tipo de pessoa que nos faz acreditar que realmente somos uma criação divina.
Rogamos a Deus que conforte a família, os amigos e os funcionários da WEG, neste momento triste. Reconhecemos a dor que causará a sua ausência física entre nós, mas ficará para sempre no peito de cada jaraguaense, a satisfação e o orgulho de ter convivido e aprendido com o Sr. Eggon, o verdadeiro sentido de uma vida plena.

Vereadora Profª. Natália Lucia Petry
Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul