Notas da Câmara 04.08.2015

MOCONEVI

Notas (3)O vereador João Fiamoncini (PT) utilizou o espaço da Ordem do Dia, na sessão ordinária de terça-feira (04/08), para ressaltar as ações desenvolvidas pelo Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi). Lembrou que na quarta-feira (05/08), o movimento completou 14 anos de atividades e com o objetivo de resgatar a cultura e tradição do povo negro, bem como combater o racismo e o preconceito. “O Moconevi tem muitas ações desenvolvidas e está integrado em eventos como o carnaval. Tem uma comissão que trabalha para o resgate da história da população negra na cidade, realizam palestras e conferências sobre o tema”, comentou Fiamoncini. Ele também citou que no mês de julho, os integrantes do Moconevi estiveram reunidos com a Ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes, para tratar de políticas públicas aos cidadãos afrodescentes. O vereador enalteceu ainda vários membros do movimentos participam do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que tem o professor Luiz Fernando Olegar, como presidente. “Este conselho foi uma grande conquista do movimento. E para celebrar todas estas conquistas e os 14 anos de atividades na cidade, o Moconevi realizará na sexta-feira (07/08), jantar na SER Marisol, a partir das 20 horas”, finalizou.

ESCOLA

Notas (4)Arlindo Rincos explanou sobre as obras de reforma de escola no bairro Braço Ribeirão Cavalo. “Depois de alguns anos solicitando benfeitorias na escola, no início deste segundo semestre as obras de reforma começaram. Também acreditamos que em um segundo momento vai acontecer a ampliação desta unidade devido crescimento populacional da região”, informou. Rincos disse ainda que em muitos momentos cobrou ações da administração, mas é preciso agradecer pelo atendimento deste pleito. Finalizou lembrando que no mês de julho também foi realizada a instalação dos condicionadores de ar na escola que darão mais qualidade aos alunos em sala de aula.

DIA DO SACERDORTE

O vereador Pedro Garcia lembrou que no dia 04 de agosto é celebrado o Dia do Sacerdote. “Presto singela homenagem a todos os sacerdotes. De uma forma bem sintética, podemos dizer que a missão do Padre é propagar o amor fraterno, promover a partilha na comunidade, ser mensageiro da Boa Nova e alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eucaristia”, homenageou. Citou o pensamento do Papa Bento XV que afirma “ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida alguma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. Ser padre não é tarefa fácil! Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Isso pede vocação, força e fé para atingir a alegria da vida religiosa e viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo”.

CRECHE

Notas (5)O vereador Jeferson de Oliveira (PSD) cobrou na sessão de terça-feira (04/08) a finalização das obras da Centro de Educação Infantil Apolônia Junkes, no bairro Chico de Paulo. Ele comentou que por meses vem solicitando informações sobre esta creche. “No mês de junho pedi ao líder de governo para que nos trouxesse uma data definitiva para a inauguração desta espaço. A resposta do vereador Pedro Garcia veio no mês de julho e nos foi dito que o diretor administrativo da secretária da Educação, Rogério Jung, informou que as obras seriam retomadas no mês de julho e sua inauguração aconteceria dia 25 de julho, data de aniversário de Jaraguá do Sul”, noticiou Jeferson. Ainda sobre a creche, o atraso das obras ocorreram por atraso no repasse das verbas federais, mas que já houve a regularização. Os móveis para a creche já estão sendo comprados e a obra já está 90% concluída, mas que faltam alguns detalhes como a rede de computação. Jeferson afirmou que ligou na manhã de terça-feira (04/08), para a secretaria da Educação para saber deste centro e informaram que a sua entrega está prevista para o final de agosto, sem data definida. “Estamos apenas cobrando nada mais do que a comunidade pede. É preciso ver o que está acontecendo e dar uma resposta aos cidadãos”, encerrou.

MARRECOS

Notas (1)Vereador Eugênio Juraszek (PP) falou sobre a criação de marreco no município. Disse que há anos existem criadores de marrecos em Jaraguá do Sul e com bom resultado. Nesta semana fui chamado por mais alguns agricultores, para solicitar apoio, pois também querem criar a ave. “Nos próximos dias visitarei a empresa Germânia para verificar a possibilidade dos produtores de Jaraguá se tornarem fornecedores da matéria prima. Também já solicitei à secretaria de Agricultura que providenciem o conserto das estradas rurais e a compra de equipamentos para incentivar esta produção”, salientou. Eugênio disse que a agricultura jaraguaense está novamente se fortalecendo seja com a produção de pepino, com a criação de frango e agora com a criação de marrecos.

ÁREA DE CONFLITO

Notas (2)O vereador José de Avila utilizou a Palavra Livre da sessão de terça-feira (04/08) para um “desabafo”, como ele mesmo afirmou. O vereador contou que, junto ao vereador Jair Pedri, fez uma indicação para a criação de uma área de conflito na Rua João Januário Ayroso com a Rua José Emmendoerfer. “Essa indicação já foi feita faz quatro meses. “Entendo que não é da responsabilidade do líder de governo a realização do projeto, mas nenhum projeto que visa esse tipo de melhoria está sendo executado”, relevou. Segundo o vereador, a comunidade cobra a realização dessas ações, já que depositaram a confiança nos legisladores durante as eleições. “Deixo aqui essa mensagem que vai ao encontro do Diretor de Trânsito, Rogério Kulhem, para que ele possa tomar consciência de suas responsabilidades com a comunidade”, finaliza.