NOTAS DA CÂMARA – 12a Região de PM, fechamento de Secretaria estadual e segurança a taxistas

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (5) na Câmara Municipal.

POSSE DE COMANDANTE

Anderson Kassner ressaltou a cerimônia que empossou o coronel Amarildo de Assis Alves como o comandante da 12a Região de Polícia Militar. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (5) no 14° Batalhão de PM. Kassner lembrou que a criação da 12a Região foi um esforço de muita gente, principalmente das entidades de classe e das lideranças políticas da região.

CAMPEONATO VARZEANO

Jaime Negherbon parabenizou a equipe do Brandenburg pela conquista do Campeonato Varzeano no último sábado (2). O time venceu os Meninos de Ouro nos pênaltis e levaram o troféu da 35a edição da competição.

CALÇAMENTO NO INSS

Negherbon também mostrou, durante a sessão, uma foto do calçamento da unidade do INSS de Jaraguá do Sul recebida de um munícipe. A foto mostra um buraco grande no chão do pátio da instituição. O parlamentar pretende redigir uma moção de apelo à superintendência do Instituto em Florianópolis para que o reparo seja realizado.

CONSERTO DE PONTE

Celestino Klinkoski agradeceu ao setor de Obras da Prefeitura pela manutenção na ponte no Rio da Luz. A ponte estava em situação precária e, segundo o vereador, a comunidade ficou satisfeita com a obra.

ID JOVEM

Marcelindo Gruner ressaltou o ID Jovem, programa do Governo Federal que possibilita acesso a benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e passagens interestaduais gratuitas. O programa é voltado a jovens de baixa renda. Gruner afirmou que projetos como esse são essenciais para que a juventude brasileira tenha opções de se desenvolver cultural e socialmente.

BICICLETÁRIO DE CONCRETO

Eugênio Juraszek disse que vai sugerir à Administração Municipal a adoção de dispositivos de concreto para estacionamento de bicicletas na cidade. Segundo ele, os dispositivos atuais feitos de metal não oferecem tanta segurança aos usuários. Além disso a manutenção nesses equipamentos é mais difícil de ser realizadas. Juraszek adverte que já existem opções feitas de concreto em frente a alguns estabelecimentos.

PONTE EM MÁS CONDIÇÕES

Juraszek também alertou que a ponte na comunidade Santa Cruz no Garibaldi está em situação precária. Juraszek participou de uma reunião com a comunidade e a Defesa Civil para discutir a situação. Ele afirma que os produtores rurais estão com medo de transitar com suas cargas pelo local. O vereador vai solicitar ao Governo do Estado um kit pré-fabricado de concreto armado para aquela ponte.

FAIXAS ELEVADAS

Jackson de Ávila voltou a cobrar a instalação de faixas elevadas em alguns bairros da cidade. Conforme o parlamentar, ele vem sendo questionado pela comunidade sobre o assunto. Ávila ainda sugeriu que a Câmara faça um repasse à Prefeitura para que sejam realizadas essas obras. Para ele, alguns acidentes que estão acontecendo atualmente na cidade poderiam ser evitados com essas faixas.

MOÇÃO PELA CONTINUIDADE DA FAZENDA ESTADUAL

Jaime Negherbon foi propositor de uma moção de apelo ao Governo do Estado para reconsiderar a decisão de fechar a unidade da Secretaria Estadual da Fazenda em Jaraguá do Sul. A moção foi subscrita por todos os vereadores. Ao defender a proposição, Negherbon recorda que a vinda da unidade foi uma conquista para o município e que agora que a população aumentou a necessidade dela é maior.

Anderson Kassner mostrou os argumentos que levaram o Governo Estadual a tomar essa decisão, como a economia de recursos, a liberação do prédio para a 12a Região de PM e o fato de todos os processos serem digitalizados atualmente. Para ele, esses argumentos não são plausíveis e não se justificam. Kassner adverte que os procedimentos podem ficar demorados se forem realizados na unidade de Joinville.

MAIS SEGURANÇA AOS TAXISTAS

Marcelindo Gruner foi autor de uma indicação que sugere o estudo para tornar obrigatório a apresentação de documentos de identificação de passageiros nos táxis de Jaraguá do Sul em viagens intermunicipais. A indicação foi motivada pelo recente caso de violência contra um taxista jaraguaense que foi morto e teve o corpo encontrado em Garuva, no norte catarinense. Gruner espera que uma lei como essa dê o mínimo de segurança aos profissionais.

A sessão completa pode ser assistida no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=_nj9a2tA3Ww