NOTAS DA CÂMARA – Alquini assume por 15 dias, ampliação no SENAI e padronização das lombadas eletrônicas

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul durante a sessão ordinária desta terça-feira (13).

ALQUINI ASSUME

Os vereadores jaraguaenses fizeram questão de dar as boas-vindas ao suplente de vereador Jair Alquini que participou de sua primeira sessão nesta terça-feira (13). Alquini assume no lugar de Arlindo Rincos que se afastou das atividades parlamentares por 15 dias para tratamento de saúde.

Eugênio Juraszek lembrou o bom trabalho que Alquini fez quando esteve à frente da Defesa Civil. “Fez um belo trabalho e nos ajudou muito. Merece todo o nosso respeito aqui nesta Casa de Leis”, enalteceu.

“Precisamos de pessoas que pensem para frente como você”, observou Marcelindo Gruner.

“Confesso que não lhe conhecia, mas vejo que é um homem que vai agregar muita a esta Casa”, ressaltou Jackson de Ávila.

“Tenho certeza de que você trará muitas ideias para a melhoria das condições dos munícipes”, afirmou Anderson Kassner.

Jair Alquini também utilizou a tribuna para agradecer a acolhida. O suplente ressaltou que não queria assumir o cargo num momento como este em que a Câmara acaba deinstaurar uma comissão processante para apurar denúncias contra um parlamentar. “Preferiria estar assumindo numa circunstância diferente, mas vamos trabalhar durante estes dias para que as coisas sejam feitas às claras. O povo não quer mais saber das coisas feitas dentro de gabinete sem transparência”, avisou.

AMPLIAÇÃO DO SENAI

Isair Moser parabenizou o SENAI pela ampliação da sua unidade em Jaraguá do Sul. O vereador exaltou os dois mil metros quadrados da nova área da entidade que vai servir de espaço de cocriação com indústrias do município. Moser ressaltou que o espaço ajudará no desenvolvimento regional e que motivará ainda mais a permanência dos alunos na indústria.

PADRONIZAÇÃO DAS LOMBADAS

Jaime Negherbon relatou uma conversa que teve com o diretor de Trânsito do município, Irio Riegel, e o secretário de Urbanismo, Ivaldo Kuczkowski, sobre a padronização das lombadas eletrônicas de Jaraguá do Sul. Segundo o vereador, os administradores já estão realizando um estudo para que isso seja possível. Negherbon ainda lembrou que esse é um clamor antigo que ele trouxe ao Legislativo em outro mandato como vereador. O vereador ainda pediu o apoio do Comcidade para que a liberação dessas ações seja rápida.

PRESENÇA EM FESTAS POPULARES

Ademar Winter reclamou na tribuna da ausência de autoridades numa festa tradicional no Rio da Luz Vitória. Segundo ele, apenas os vereadores Celestino Klinkoski, Jaime Negherbon e ele próprio fizeram-se presentes. “Eles convidaram algumas autoridades, mas poucos foram lá. Eu acho que quando temos uma festividade tradicional como esta devemos comparecer e prestigiar”, advertiu.

O vereador Anderson Kassner lembrou que não pôde comparecer ao evento por conta do falecimento de sua sogra.

MACADAME NA TIFA RODRIGUES

Winter também pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que levasse duas carradas de macadame na Tifa Rodrigues. Conforme Winter, um morador do local tomou emprestado macadame para realizar, por conta própria, a manutenção de uma via da localidade e agora está pedindo um retorno da Prefeitura.

JOGOS INTERBAIRROS

Marcelindo Gruner fez menção aos Jogos Interbairros que estão acontecendo aos domingos no Sesi de Jaraguá do Sul. O líder de governo parabenizou a organização do evento e ressaltou o fato de as atividades estarem acontecendo sem muitos recursos públicos. Mesmo assim, observa Gruner, a organização está levando adiante as atividades com muito êxito e com grande adesão da comunidade.

SINALIZAÇÃO EM VIAS

Anderson Kassner afirmou que foi procurado por moradores do bairro Rau por conta da falta de sinalização entre as ruas Anna Muller Enke e Luciano Zapella. Segundo o parlamentar, isso está oferecendo perigo aos que passam pelo local. Kassner disse que verificou o problema e que conversou com o diretor de Trânsito do município, Irio Riegel, para que seja pintado um sinal de “Pare” no lugar.

OFÍCIO PARA SC-110

Celestino Klinkoski solicitou um ofício da Câmara de Vereadores endereçada ao secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Leonel Floriani, para que seja providenciada uma sinalização mais efetiva na rodovia SC-110, próximo à empresa Nanete Têxtil. Segundo ele, alguns acidentes aconteceram nos últimos dias por conta da falta de placas no local. “Sei que a rodovia está em obras, mas seria bom que eles enviassem um ofício à construtora para sinalizar melhor aquele local e evitar esses acidentes”, salientou.