Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA – Dia da árvore, segurança no trânsito e ajuda a atletas

COMPARTILHE

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21).

 

DIA DA ÁRVORE

Os vereadores jaraguaenses lembraram do Dia Nacional da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21). Pedro Garcia afirmou que este deve ser visto como um dia de reflexão das nossas atitudes com relação a essa importante riqueza natural. Ressaltou a importância de toda a sociedade mudar a postura e a consciência sobre a natureza e defendeu a criação de políticas públicas que combatam a exploração de árvores.

Celestino Klinkoski disse que a data visa promover a preservação das árvores e das florestas, além de estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e a importância disso para o equilíbrio do ecossistema.

Amarildo Batista advertiu que “enquanto alguns lutam por essa beleza natural, nossos políticos de Brasília criam decretos na calada da noite para favorecer amigos e patrocinadores. Ainda bem que nosso povo está ligado e consegue de uma maneira bem rápida juntar-se e barrar isso”, avaliou.

Anderson Kassner mostrou durante a sessão uma árvore que gostava em um passeio pelo qual transitava frequentemente, mas que, por algum motivo, fora cortada. O vereador lamentou que isso ocorra com constância na cidade e pediu que isso seja revisto pela sociedade e poder público.

Eugênio Juraszek lembrou que o projeto Adote um Verde está quase pronto para ser implementado na cidade. Vários empresários, garante Juraszek, já disseram que vão ajudar na campanha adotando praças e assim ajudando na preservação das árvores do município.

 

DIA DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Pedro Garcia também celebrou o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. “A data foi escolhida porque é próxima ao início da primavera e ao Dia da Árvore, momento de renovação que simboliza o sentimento de inclusão e participação plena na sociedade das pessoas deficientes. Lutar por essa causa é um trabalho diário”, assegurou. Garcia recorreu ao censo de 2010 para lembrar que no Brasil há mais de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, pedindo, dessa forma, a compreensão de todos para a superação das dificuldades dessa parcela da população.

 

DIA DO GAÚCHO

Amarildo Batista parabenizou os gaúchos e descendentes de gaúchos residentes em Jaraguá do Sul pela passagem do 20 de setembro, quando é comemorada a Semana Farroupilha. “Queria agradecer a esse povo que ajudou a colonizar nossa região e nos ensinou seus costumes, seu folclore e principalmente sua gastronomia”, celebrou.

 

OXIGENAÇÃO DAS ÁGUAS

Eugênio Juraszek relatou que a situação dos rios no bairro Garibaldi está difícil. Segundo ele, produtores rurais da região não sabem se as águas estão oxigenadas ou não. Juraszek pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que peça à Prefeitura que algum profissional meça a oxigenação da água dos rios para ter a exata medida. Os colonos, conforme conta o vereador, estão colocando oxigênio nas águas sem embasamento nenhum e eles correm o risco de perder os peixes que estão criando.

 

SEGURANÇA DOS CICLISTAS

Juraszek afirmou que conversou com a SIPA da Malwee para que a empresa forneça adesivos sinalizadores para seus funcionários colocarem nas bicicletas. Segundo Juraszek, a quantidade de pessoas com bicicleta na saída dos turnos é grande e é preciso ter cuidados maiores quanto a isso. O parlamentar garantiu que vai conversar com outras empresas para que faça o mesmo. Em sua visão, isso irá ajudar a própria empresa a evitar acidentes de percurso de seus funcionários.

 

PASTELADA PARA ENXADRISTA

Celestino Klinkoski convocou os demais vereadores e a sociedade jaraguaense para uma pastelada na Sociedade Recreativa Alvorada, no bairro Rio Cerro II, no sábado (23), das 8h às 14h. O evento ocorre em prol do atleta de xadrez Lucas Piccoli de 15 anos. Ele participará do Sul Americano de Xadrez na cidade de Luque no Paraguai na primeira semana de dezembro. Klinkoski lembrou que Lucas já é conhecido pelo seu talento e pelos bons desempenhos em competições internacionais, como no Mundial de Xadrez de 2016, na Russia, em que ficou entre os 50 melhores jogadores.

 

SEMANA DO TRÂNSITO

Klinkoski ainda comentou o tema da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro, que neste ano é “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. Para ele a campanha vai conscientizar a responsabilidade dos motoristas e valorizar a participação de todos na segurança viária.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

Amarildo Batista parabenizou, durante a palavra livre, o Executivo Municipal pelo decreto 11419/2017 que permitiu que lojas que não tenham condições de fazer um terceiro banheiro para deficientes continuem funcionando. Para Batista, o setor público em muitos momentos cria dificuldades excessivas e desnecessárias para os empreendedores, o que tem contribuído para o atrofiamento da economia local.

 

ATLETA COM CÂNCER

Jaime Negherbon solicitou a ajuda da sociedade jaraguaense para o atleta Ivanildo de Souza que está precisando de R$ 12 mil reais para realizar uma cirurgia de retirada de um tumor maligno na parótida. “Ele que sempre está por aí levando o nome da nossa cidade por todo o mundo agora precisa que a gente dê essa força”, apelou.

A ajuda pode ser feita pelo link Ajuda ao Professor Ivanildo – https://www.vakinha.com.br/vaq…/ajuda-ao-professor-ivanildo…

Ou em depósito na conta pessoal dele na Caixa Econômica Federal – Ivanildo de Souza Pinto, CPF 388 514 667 -34

Caixa Econômica Federal, agência 417 – operação 013 – conta 00097942-1

 

19a AÇÃO COMUNITÁRIA DE JARAGUÁ DO SUL

Negherbon também convocou a sociedade para a 19a Ação Comunitária da cidade que acontece neste domingo (24), das 9h às 17h, na Arena Jaraguá. O evento conta com prestação de serviços, atendimento médico, orientações sobre educação e segurança, além de atividades de lazer e recreação. Serão 600 voluntários e 59 entidades participando. O evento é gratuito.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara de Vereadores: https://www.youtube.com/watch?v=lEsvL3osBxI