NOTAS DA CÂMARA – Dia da Mulher, mudanças no calçadão e lixeiras

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão desta quinta-feira (08) na Câmara Municipal.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os vereadores jaraguaenses aproveitaram o momento da ordem do dia para enaltecer o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta mesma quinta-feira (08). Jackson de Ávila e Pedro Garcia parabenizaram as mulheres pela passagem da data. Ávila destacou a presença da vereadora licenciada Natália Petry na plateia e sublinhou a participação das mulheres na política.

Garcia salientou que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço nos ambientes que antes eram dominados por homens. “Em muitos setores elas são muito melhores que nós”, concluiu.

Celestino Klinkoski lembrou que muitas mulheres não podem nem sequer comemorar a data por conta da situação a qual ainda são submetidas. Citou dados sobre a violência no Brasil e afirmou que o país é o 5° país no ranking mundial com maior número de registros de violência contra a mulher. Klinkoski concluiu desejando um feliz Dia da Mulher e dizendo que espera que mais políticas públicas sejam implantadas para dar mais segurança a elas.

Marcelindo Gruner lembrou das dificuldades do dia a dia e lembrou que muitas mulheres são mães e também pais ao mesmo tempo, criando os filhos sozinhas. “Elas têm uma carga muito grande nas costas e precisam ser reconhecidas pelo seu valor”, ressaltou.

PODA DE ÁRVORES

Eugênio Juraszek agradeceu à Celesc pela poda de árvores realizada na comunidade São Pedro nesta semana. Segundo o vereador, pessoas do município de Schroeder o procuraram na intenção de copiar o projeto e fazer a poda de árvores em bairros da cidade vizinha. Juraszek espera que essas ações deem mais qualidade de vida aos moradores.

Marcelindo Gruner afirmou que é preciso fazer a segunda etapa da poda de árvores no bairro Rio Molha. Conforme ele, a primeira etapa foi bem-sucedida. “Tivemos alguns transtornos, mas a comunidade precisa entender a importância desse projeto. As ruas que tiveram podas não tiveram mais problemas”, assegurou.

MUDANÇA NO CALÇADÃO

Marcelindo Gruner relatou que os comerciantes da região central da cidade pedem há muito tempo um estudo que possibilite transformar o calçadão da Rua Marechal Deodoro da Fonseca num espaço só para pedestres. Gruner disse vai conversar com a Diretoria de Trânsito para que esse estudo seja feito e que irá sugerir que os espaços de calçada também possam ser utilizados pelos comerciantes. Ele espera que com isso a cidade ganhe mais uma opção de lazer.

SINALIZAÇÃO DE PARE AOS CICLISTAS

Jaime Negherbon afirmou que os moradores da Barra do Rio Cerro pediram que sejam implantadas placas de sinalização de PARE, voltadas aos ciclistas, em faixas de pedestre. O motivo, segundo ele, é o desrespeito que muitos ciclistas têm em relação aos transeuntes. Negherbon lembra que já ocorreram acidentes por conta desse desrespeito.

VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO

Arlindo Rincos voltou a pedir que o Executivo valorize os funcionários públicos jaraguaenses. Para isso, ele pede que seja dado aos trabalhadores o reajuste relativo à inflação acumulada em 2017. Como argumento, Rincos afirmou que as contas do município já estão bem mais aliviadas do que no ano passado, ano em que a Prefeitura não deu o reajuste. Ele também sugeriu que seja revista a retirada do vale-alimentação e que seja dada isonomia a todos os funcionários.

ABERTURA DE RUA

Eugênio Juraszek comentou sua indicação de número 235 que pede a abertura de uma via paralela à Rua Bertha Weege no bairro Barra do Rio Cerro. Segundo ele, quando há algum acidente, ou outros eventos que atrapalhem o fluxo da via, o local fica intransitável e o congestionamento fica enorme. Para ele, uma via paralela serviria de escape para aliviar o trânsito do local.

FAIXA DE PEDESTRE ELEVADA

Celestino Klinkoski pediu, através de sua indicação n° 239, a implantação de uma faixa de pedestre elevada na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs no bairro Vila Lenzi. Ele lembra que já existe uma faixa de pedestre no local, mas que só isso não impede que os veículos transitem em velocidade alta. Para ele, somente uma faixa elevada vai dar mais segurança aos pedestres.

LIXEIRAS

Arlindo Rincos, ao comentar sua indicação n° 245, revelou que a situação dos pontos de ônibus que ficam às margens da BR-280 está calamitosa por conta da falta de lixeiras. Rincos espera que a Prefeitura faça a troca de todas as lixeiras da cidade, mas sugere que em caráter emergencial sejam colocadas lixeiras nesses locais de maior movimento.

Marcelindo Gruner assegurou que o Executivo já iniciou o processo de licitação para a compra de novas lixeiras e ressaltou que  elas serão feitas com um material mais adequado do que o é usado atualmente.

SINALIZAÇÃO NA PONTE DO RAU

Rincos também pediu, através da indicação n° 247, que a Administração Municipal instale placas de sinalização na ponte que liga os bairros Rau e Amizade. Segundo ele, algumas placas foram colocadas em caráter provisório e já deveriam ter sido trocadas, além de ainda faltarem muitas informações sobre as direções para outros bairros e para cidades vizinhas.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=uvxn-L8NJfw&t=3812s