NOTAS DA CÂMARA – Dia dos Animais, fiação em postes e Olimpíadas de Matemática

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (03) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

DIA DOS ANIMAIS

Pedro Garcia celebrou o Dia dos Animais que acontece nesta quarta-feira, 4 de outubro. O vereador lembrou que a data foi escolhida no dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. Durante este dia, várias entidades protetoras dos animais promoverão atividades para valorizar a data. “Desde os tempos antigos a vida dos homens vem sendo marcada pela relação com os animais”, salientou Garcia. Ele ainda recordou os abandonos de animais nas ruas e da proliferação dos bichos pela cidade. Ressaltou que a data serve para mostra a importância com que deve ser tratada a questão.

LUTO POR CIRO JUNKES E ROSA MARIA

Jaime Negherbon lamentou a morte de Cilo Junkes, patrão do Centro de Tradições Gaúchas Trote e Galope. Junkes faleceu no último domingo, aos 62 anos, vítima de infarto. “Perdemos muito com a morte dele. Ciro organizava os rodeios na nossa cidade, era muito envolvido com a comunidade do CTG e reconhecido também no Rio Grande do Sul.

Marcelindo Gruner lastimou a morte e disse que Junkes era um grande amigo e que deixará sua marca na cidade como tradicionalista e como pessoa.

Gruner ainda lamentou a morte de Rosa Maria de Carvalho, moradora do bairro Rio da Luz. “Envolvida com a comunidade e com a igreja Adventista, era uma pessoa sempre voltada à sociedade e aos mais carentes. A Rosa sempre se dispôs a ajudar. Estamos um pouco carentes desse tipo de pessoa na nossa sociedade”, disse Gruner, ao enviar condolências à família.

FIAÇÃO EM POSTES

Eugênio Juraszek parabenizou os fiscais da Prefeitura de Jaraguá do Sul pela vigilância que estão efetuando em relação à nova legislação sobre os fios nos postes da cidade. O parlamentar ressaltou que é preciso arrumar o emaranhado de fios que estão poluindo a paisagem da cidade.

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Arlindo Rincos parabenizou os estudantes e professores da rede pública municipal de ensino que foram classificados para as Olimpíadas Nacionais de Matemática. Rincos agora espera que os estudantes consigam o apoio da Secretaria de Educação com transporte, hospedagem entre outras coisas, para representar Jaraguá do Sul na competição.

GALERIA PLUVIAL NO ESTRADA NOVA

Jaime Negherbon aproveitou a presença do presidente da Associação de Moradores do bairro Estrada Nova, César Marciano, para lembrar que os vereadores continuam empenhados na busca por uma galeria pluvial para aquela localidade. Ele afirmou que em conversas com o Executivo e com deputados este assunto é recorrentemente abordado.

Anderson Kassner observou que a Prefeitura está em busca de empréstimos para a realização de obras na cidade e que essa galeria deve ser uma das prioridades quando os financiamentos forem feitos.

MOVIMENTA JARAGUÁ

Marcelindo Gruner prestou contas do Movimenta Jaraguá, ocorrido no último sábado (30). Segundo ele, participaram do evento 58 entidades, 75 universitários, 250 voluntários das entidades, 60 atividades para um público estimado em 12 mil pessoas. Teve música, dança, bike, artes marciais e outras apresentações. Gruner voltou a lembrar que, mesmo com dificuldades financeiras, o município está realizando todos os eventos que estão no calendário.

ASFALTO NA RUA PEDRO CHIODINI

Gruner também comemorou a assinatura do convênio com a Caixa para a pavimentação da rua Pedro Chiodini no bairro Rio Molha. “Infelizmente não temos condições de atender a todos ao mesmo tempo, mas vamos fazendo aos poucos”, ponderou.

A sessão completa está disponível no nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=eUVeUG24vhY