NOTAS DA CÂMARA – Eco Terapia, cobertura de quadra e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária na Câmara Municipal nesta terça-feira (03).

ECO TERAPIA NO SUS

Eugênio Juraszek (PP) afirmou que o Sistema Único de Saúde, ao implantar várias modalidades de práticas integrativas, acabou esquecendo da Eco Terapia, que ajuda muitas pessoas a se reabilitarem fisicamente, principalmente crianças com paralisia cerebral. O vereador disse que vai fazer uma moção de apelo para que os deputados federais intercedam pela inclusão dessa modalidade no SUS.

COBERTURA DE QUADRA DE ESPORTES

Juraszek também avisou que o setor de tombamento do Iphan já autorizou o município a construir uma cobertura para a quadra de esportes na escola Henrique Heise, no bairro Rio da Luz. Segundo ele, as obras devem começar no próximo ano e vão atender às 150 crianças que estudam na instituição.

PONTOS DE ÔNIBUS

Jaime Negherbon (PMDB) relatou ter sido cobrado por moradores dos bairros Rau e Barra do Rio Cerro por conta da reposição de pontos de ônibus. No Rau a demanda é na Rua da Abolição e na Barra o pedido é pelo ponto de ônibus que fica na Rua Pastor Alberto Schneider. Ambos os abrigos estão muito danificados.

DESTRUIÇÃO POR CONTA DAS CHUVAS

Celestino Klinkoski (PP) foi autor de duas indicações que pedem o reparo de uma ponte e de uma via na localidade de Macuco Pequeno. Segundo ele, as chuvas da semana passada destruíram a ponte e a estrada que dá acesso à comunidade. Klinkoski ainda afirmou que o ideal seria construir uma ponte de concreto, para que esses percalços não voltem a ocorrer no local.

Jaime Negherbon também lastimou os alagamentos ocorridos em vários locais da cidade na quinta-feira passada. O parlamentar disse que é preciso rever as diretrizes para implantação da tubulação pluvial nas vias da cidade para que esses alagamentos deixem de ocorrer.

LOMBADA NA AFFONSO NICOLUZZI

Arlindo Rincos (PSD) reclamou da demora do Executivo em atender ao seu pedido para uma lombada física na Rua Affonso Nicoluzzi no bairro Rau. Rincos mostrou fotos de mais um acidente ocorrido nesta rua, próximo à Universidade Católica, e afirmou que essa situação é recorrente no local. Além disso, o vereador lamentou que outras demandas estejam demorando para serem atendidas pela Administração Municipal.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=DF1AwA7iMmg